História do Morro do Vidigal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Vidigal, Leblon & Ipanema por Rodrigo Soldon

Famosa por ser a “favela dos artistas”, o Vidigal tem uma história muito interessante e ligada a bairros nobres do Rio. Além disso, outros acontecimentos importantes para a história do Brasil passaram pelas ruas da comunidade.

O nome Vidigal vem bem antes de a comunidade existir. No século XIX havia um guarda real da Polícia da Corte que se chamava Miguel Nunes Vidigal. Major Vidigal era o típico policial linha dura e assustou muita gente nas ruas do Rio de Janeiro.

memorias-sargento-milicias

Advertisement

Miguel Nunes Vidigal se tornou tão lendário que foi citado no livro “Memórias de um Sargento de Milícia”, sendo o único personagem real do romance escrito por Manuel Antônio de Almeida.

Não se sabe ao certo quando a comunidade passou a levar o nome do ex-policial, contudo, relatos indicam que Miguel Nunes ganhou de presente de monges as terras onde hoje se encontra o Morro do Vidigal. A área virou a “Chácara do Vidigal”.


[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa sem que as características mais simbólicas do Rio se percam.

“Até os anos 1960, a região era conhecida como ‘Portão do Anglo’, em referência ao Colégio Anglo-Brasileiro, instalado ali em 1911, ou como ‘Favela Rampa da Niemeyer’” informa Sérgio Bloch em um livro sobre as favelas do Rio de Janeiro.

construcao-av-niemeyer A construção da Avenida Niemeyer, em 1922, e o desenvolvimento dos bairros Leblon e Ipanema, anos 1960, contribuíram bastante para o crescimento populacional e físico do Morro do Vidigal.

Em 1968, um hotel de luxo, construído perto do Morro, tentou fazer com que a Praia do Vidigal fosse exclusiva dos hóspedes do estabelecimento. No entanto, após uma briga na justiça, os moradores da comunidade ganharam a causa e Praia seguiu pública.

Nós do Morro

Lembrada como “favela dos artistas”, o Vidigal é berço do grupo “Nós do Morro”, fundado em 1986. Nessas décadas de atuação, o grupo já realizou grandes trabalhos e revelou muitos artistas talentosos, alguns com visibilidade internacional, como os que participaram do filme “Cidade de Deus”, considerado por muitos a maior produção da história do cinema brasileiro.

Papa João Paulo II no Vidigal

Em 1980, o Papa João Paulo II, em visita oficial ao Brasil, foi ao Morro do Vidigal. O ex-líder da Igreja Católica até tomou um cafezinho em um dos barracos da comunidade, casa da já falecida Dona Elvira, que de acordo com moradores do Morro, sempre se orgulhou muito desse acontecimento.

Capela do Papa no Vidigal

A capela São Francisco de Assis, na região do Vidigal, passou a ser chamada de ‘Capela do Papa’. Tem uma placa lá, lembrando esse dia histórico para todo o povo brasileiro” frisa o historiador Maurício Santos.

Atualmente, o Vidigal também é conhecido pelas festas que acontecem no Morro. Sobretudo as que são realizadas no topo da comunidade, de onde se tem uma das vistas mais bonitas da cidade do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Morro do Vidigal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui