História do Palácio São Joaquim

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Palácio São Joaquim

O local onde hoje ficam os bispos do Rio de Janeiro tem um passado rico em histórias curiosas. E nem todas são ligadas ao mundo religioso. O Palácio São Joaquim, na Glória, é, definitivamente, um dos grandes patrimônios da Cidade Maravilhosa.

Visconde e viscondessa de Meriti

Antes de Palácio São Joaquim ser construído havia no local o palacete do Barão e Visconde de Meriti. Nessa casa nobre, aconteciam muitas das grandes festas do Brasil na época do Império.

Advertisement

Relatos históricos apontam que, em 1835, na casa do Barão e Visconde de Meriti, foi servido, pela primeira vez no Brasil, o sorvete” destaca o historiador Maurício Santos.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário da Cidade do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis apoia construções e iniciativas que visam o crescimento da Cidade Maravilhosa sem que as características mais simbólicas do Rio se percam.

D. Pedro II e D. Teresa Cristina Maria costumavam participar dessas reuniões e festas que ocorriam na casa do Barão e Visconde de Meriti, sobretudo as que aconteciam depois dos festejos em louvor a Nossa Senhora da Glória, nos dias 15 de agosto de cada ano.

Já no século XX, após ser comprado pelo Governo Federal, o palacete onde morou o Visconde de Meriti foi demolido em 1912. No mesmo ano começaram as obras do novo Palácio Arquiepiscopal, denominado São Joaquim.

Palácio São Joaquim_

À época, o prefeito Pereira Passos reservou um terreno na Av. Rio Branco para a construção de um Palácio Arquiepiscopal, contudo, a Igreja Católica preferiu ficar com a antiga propriedade do Visconde de Meriti.

Este foi o quinto Palácio Episcopal da cidade. O primeiro ficava localizado na esquina das atuais Ruas da Candelária e Alfândega e foi onde morou o primeiro Bispo do Rio de Janeiro: D. José de Barros e Alarcão, em 1682. O segundo ficava localizado no Morro da Conceição, próximo da Praça Mauá, o terceiro foi a Casa do Bispo localizada no Rio Comprido, a quarta ficava localizada na Cinelândia, onde hoje se encontra o Tribunal Superior da Justiça, o quinto, por fim, foi o Palácio São Joaquim. Atualmente o Arcebispo do Rio de Janeiro possui uma residência no alto do Morro do Sumaré, mas trabalha na Rua Benjamim Constant na sede da Cúria Metropolitana e passa a maior parte do seu tempo no Palácio São Joaquim” frisa o site de pesquisa Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa.

Papa no Palácio São Joaquim

O Palácio São Joaquim foi tombado em 23 de agosto de 2005, na administração do prefeito Cesar Maia, junto com diversos outros imóveis no bairro da Glória. Em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, o prédio recebeu uma visita do Papa e passou por uma reforma de conservação.

Almeida_Júnior_-_Retrato_do_Cardeal_Arcoverde

D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti foi o primeiro Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro a morar no Palácio São Joaquim, mudando-se para lá em 1918. Permaneceu no cargo e no prédio até seu falecimento, em 1930.

Quem atualmente vive no Palácio é D. Orani João Tempesta, está lá desde 2009. D. Orani se destacou pela atuação que teve na Jornada Mundial da Juventude.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Palácio São Joaquim
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui