História do Parque Guinle

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Portão do Parque Guinle por Carine Felgueiras

Muito conhecido e adorado pelos moradores de Laranjeiras, o Parque Eduardo Guinle (ou somente Parque Guinle), que fica no bairro onde também se encontram as sedes do Fluminense Futebol Clube e do governo do estado do Rio de Janeiro, é sinônimo de paz e tranquilidade.

Eduardo Guinle

O Parque Guinle foi concebido em 1920, como os jardins da residência de Eduardo Guinle. Residência que atualmente é o Palácio Laranjeiras, a casa do Governador do estado do Rio de Janeiro.

Advertisement

Parque Eduardo Guinle por Carine Felgueiras

Os jardins, conhecidos internacionalmente, citados no exterior em alguns trabalhos sobre paisagismo, inicialmente foram projetados pelo francês Gérard Coch.

Em 1940, o Parque passou ao governo federal. Três anos mais tarde, em 1943, foi objeto de um plano de urbanização desenvolvido por Lucio Costa, então diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), que propôs um conjunto de seis edifícios residenciais.

Edifício Nova Cinta

Numa primeira fase, apenas três edifícios foram construídos: o Nova Cintra (1948), o Bristol (1950) e o Caledônia (1954), com O primeiro diferencia-se dos outros dois pela sua implantação norte-sul-, paralela a uma das vias laterais ao parque, o que permitiu ao arquiteto implantar uma série de galerias comerciais com contato direto com a rua. Além disso, o Nova Cintra apresenta sete pavimentos de apartamentos, enquanto o Bristol e o Caledônia contam com seis” informa o site Coisas da Arquitetura.

edificio-parque-guinle

Esses prédios, localizados dentro do Parque, formaram o primeiro conjunto de edifícios residenciais direcionados à elite carioca. O famoso jardim foi refeito por Roberto Burle Marx. Essa dobradinha: Lúcio Costa/Burle Marx deu ao lugar uma grande semelhança com as superquadras do Plano Piloto de Brasília.

banner 1200x800 2 História do Parque Guinle

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

As construções dentro do espaço do Parque Guinle não afastam em nada a presença de pessoas. O Parque, que fica aberto ao público, conta com lagos artificiais, área de lazer para crianças e um bom espaço para a prática de exercícios ao ar livre.
parque-guinle-31

Gosto muito do Guinle. Sempre venho passear com meu cachorro e para dar uma corrida. Costuma ser seguro e o clima é bem agradável e o melhor: é aberto para todos” opina Luiz Felipe Souza, morador de Laranjeiras.

Parque_Guinle_(7)

A área verde do Parque Guinle é cercada de vegetação nativa da Mata Atlântica. Alguns animais como patos, gansos e outras aves podem ser frequentemente vistos no espaço.

Já se hospedaram no Palácio Laranjeiras, que fica dentro do Parque Guinle, pessoas como o ex-presidente francês Charles de Gaulle, o ex-presidente dos Estados Unidos, Harry Truman e João Paulo II. Todos se encantaram com o Parque, assim como muitos cariocas. A vantagem é que podemos fazer isso todos os dias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Parque Guinle
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui