História do Rio de uma forma bem humorada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Ultimo_tamoio_1883 Neste dia de aniversário de nossa cidade, PARABÉNS RIO, recebi uma grande dica de um blog é o Histórias do Brasil, que trata de futebol, samba e, bem, ed história. Só que ao tratar de história, o faz de uma maneira muito bem humorada.

Por exemplo, ao comentar sobre a invasão dos franceses ao Rio de Janeiro:

O governador, evidentemente, foi demitido pelo governo português e ridicularizado pela cidade inteira – recebeu o gracioso apelido de Chico Vaca e teve que escafeder-se do Rio para não entrar no cacete. A população percebeu que não podia contar mesmo com os governantes – os primeiros que sumiram quando o negócio encrencou – e a vida acabou retomando seu curso.

Um português que vivia no Rio, o almoxarife do porto Domingos Cardoso Fontes, escreveu uma carta aos familiares da terrinha com um relato preciso da zorra toda. A missiva do gajo é, inclusive, uma das fontes mais utilizadas pelos historiadores para saber o que se passou naqueles dias. Uma frase do alfacinha merece destaque:

Advertisement

– Essa é uma cidade tão formosa quanto perigosa. Se receberem a infortunada notícia, algum dia, de minha morte por aqui, saibam apenas que de tédio não terei padecido.

E ao falar sobre a fundação da cidade, fala de suas dificuldades e que o Rio de Janeiro apenas teria sido fundado para combater os tamoiios

A história da fundação da cidade do Rio de Janeiro está longe de ser um mar de rosas. Até a estátua do Cristo Redentor sabe que os portugueses passaram um sufoco dos diabos para conquistar essas terras da Guanabara. Primeiro foram os franceses, que tentaram fundar por aqui a colônia da França Antártica. Depois de muita quizumba, a turma do Villegaignon foi expulsa pelos homens do governador-geral Mem de Sá.

Resolvida a questão? Nem pensar. Os franceses pularam fora, mas os portugueses tiveram que enfrentar a heróica resistência dos índios Tamoio, senhores da Guanabara. Foi para combater a Confederação dos Tamoio, esse episódio magnífico e pouco mencionado da nossa história, que Estácio de Sá, sobrinho do governador-geral, estabeleceu um arraial no sopé do Pão de Açúcar, no dia 1 de março de 1565. Esse episódio marca a fundação do núcleo original da cidade do Rio de Janeiro, que comemora amanhã, portanto, 443 anos.

Fica a dica do blog, e muito obrigado ao leitor Ruan Rocha que mandou esta excelente dica no 1o de Março.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História do Rio de uma forma bem humorada
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui