Um homem argentino, condenado por abusar sexualmente de uma criança de 9 anos de idade, foi preso nesta segunda-feira (18/07) na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foragido, o criminoso se encontrava na lista de Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) a pedido da Justiça do seu país de origem.
Ele foi encontrado por meio de uma atuação conjunta de policiais federais do Núcleo de Cooperação Policial Internacional (Interpol/PF/RJ), do Núcleo de Capturas Internacionais da Polícia Federal (Nucint/Interpol/PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O pedido de prisão preventiva para fins de extradição partiu do Escritório Central Nacional da Interpol, localizado em Brasília, no Distrito Federal, baseado nas informações da Difusão Vermelha incluídas pelas autoridades argentinas.
O mandado de prisão preventiva, então, foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e devidamente cumprido. Agora, o homem será encaminhado ao sistema prisional do RJ até que seja realizada a extradição definitiva para a Argentina.