Homens poderão tomar vacina contra HPV

O HPV atinge a pele e as mucosas, causando verrugas ou lesões que podem levar ao câncer de colo de útero, garganta ou ânus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
PL de autoria de Átila Nunes estende vacinação contra HPV à população masculina / Foto: Thiago Lontra

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em segunda discussão, nesta terça-feira (15/10), o Projeto de Lei 2.391/17, o qual estende à população masculina a vacinação contra o HPV, no âmbito do Programa Estadual de Vacinação contra o HPV, instituído pela Lei 6.060/11. O PL é de autoria deputado Átila Nunes (MDB) e deve ser sancionado ou vetado pelo governador Cláudio Castro (PL).

A PL 2.391/17 complementa a Lei 6.060/11, que beneficia as mulheres. Com a aprovação do novo texto, a população masculina também passa a ter cobertura vacinal relacionada à doença. A PL prevê ainda a prospecção de recursos para que o benefício seja estendido a todos homens do estado do Rio de Janeiro.  

De acordo com a lei atual é obrigação do Governo do Estado elaborar campanhas anuais de vacinação nas unidades socioeducativas de internação e na rede estadual pública de ensino; produzir conteúdo de esclarecimento ao público atingido, além de firmar convênios com instituições públicas para a criação de programas e cursos educativos de capacitação e controle da cobertura vacinal.

O que é o HPV

Advertisement

O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, causando verrugas ou lesões que podem levar ao desenvolvimento de câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O vírus é transmitido geralmente por via sexual, através do contato com pele ou mucosa infectadas. Todas as pessoas que têm vida sexual ativa podem ser contaminadas por algum dos tipos de HPV.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Homens poderão tomar vacina contra HPV
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui