Homicídios caem 23% e mortes em ações policiais crescem 15%

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O número de homicídios no estado do Rio caiu 23%, se comparado ao primeiro semestre de 2018. O dado significa, segundo o governador Wilson Witzel, menos 608 pessoas mortas no Rio. As informações foram fornecidas pelo do Instituto de Segurança Pública (ISP).

No mesmo período, houve um aumento de 15% do número de mortes em ações policiais. Foram 881 suspeitos mortos, contra 669 nos seis primeiros meses do ano passado. Segundo levantamento feito pelo site G1, 434 pessoas foram mortas em ações policiais. A média de sete mortes por dia foi a maior índice registrado desde 1998.

Além desses indicadores, Witzel também citou a redução de 63% no número de policiais mortos em serviço, foram sete nos primeiros seis meses de 2019.

Ainda no período analisado, o estado teve menos 24% dos casos de roubos de veículos. E, segundo o ISP, o menor resultado em 34 meses. De janeiro a junho, 3.116 veículos foram roubados.

Advertisement

O governador falou ainda sobre algumas medidas que ainda pretendem ser implementadas no Rio, como o “estímulo” a colaborações premiadas de criminosos.

O objetivo, segundo ele, é contar com os magistrados das recentemente criadas varas especializadas em combate ao crime organizado para endurecer as penas de acusados.

Na avaliação de Witzel, penas mais elevadas vão levar a delações ou, até, desmotivar a realização de crimes.

Em março, quando falou sobre a prisão dos suspeitos da morte da vereadora Mariellle Franco, o governador falou sobre uma possível delação premiada dos suspeitos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Homicídios caem 23% e mortes em ações policiais crescem 15%
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui