Honestidade e essência, um tema para se pensar

Segundo a colunista Rosane Ventura, o primeiro passo para a honestidade plena é aceitar que somos imperfeitos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem de Kristin McGill por Pixabay

Você tem sido honesta consigo mesma?
Como tem sido sua relação com seu diálogo interno, suas fraquezas e os personagens que você veste? Muitas pessoas, para provar a imagem que os outros tem delas, passam a exercer personas diferentes de suas essências e, com isso, deixam de ser honestas com elas próprias. E o preço disso é alto.
Uma das etapas essenciais no caminho para a realização pessoal é construir um relacionamento honesto com você – com a sua essência. Isso determina quão abertos somos para o mundo e quão sinceros podemos ser com as pessoas ao nosso redor.
Na filosofia do Yoga trazemos o conceito de Satya, palavra em sânscrito (língua sagrada indiana), que significa veracidade, verdade. É a honestidade interior em pensamentos, palavras e ações.
Ser honesta com você significa não mentir para si mesma de forma alguma. E graças a esse princípio, a pessoa se responsabiliza por tudo o que acontece em sua vida. Não procura ninguém para culpar. Ao assumir a responsabilidade, ganha confiança e força para viver da maneira que deseja.
O primeiro passo é aceitar que você é imperfeito. Cada um de nós tem traços de caráter dos quais não gostamos. Eles constituem a nossa personalidade. As pessoas mais infelizes tentam ser o melhor que podem para os outros, mas acabam perdendo o contato com elas mesmas.
Ao negar as falhas, nós as fortalecemos. Tudo o que sentimos é nossa própria manifestação – da forma mais sincera. Só depois de se aceitar é possível começar a trabalhar nas características que você não gosta.
Ser honesto consigo mesma é a habilidade de ouvir. Reconhecer seus verdadeiros desejos. A habilidade de perceber erros e pedir desculpas, se estiver errado. Acolher até mesmo aquilo que não gosta em si como amorosidade e consciência para buscar transformações naquilo que é possível. É aprender a viver em harmonia com a própria história sem se identificar com os ocorridos, e sim perceber que você é o próprio contexto onde tudo isso aconteceu e que você é bem maior do que tudo que lhe aconteceu.
Viver com sinceridade é agir confiando sua percepção interna em relação a uma situação, em vez de confiar nas expectativas e opiniões de outras pessoas. Um coração cheio de amor é o guia mais sincero, aquele que sempre lhe mostrará o caminho certo.
Você tem ouvido sua intuição? Seu coração?
Para se ouvir é necessário pausar, se entregar ao próprio barulho interno e permitir que o agito do mar se acalme para que se possa ver o fundo dele.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Honestidade e essência, um tema para se pensar
Avatar photo
Rosane Ventura, especialista em saúde mental, Yoga e Mindfulness, é comprometida em promover bem-estar emocional. Referência em terapias holísticas e práticas ancestrais, fornece orientações para enfrentar desafios do dia a dia e lidera retiros espirituais focados em autoconhecimento.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui