Hospitais de campanha com obras atrasadas podem não ser concluídos, diz secretário de Saúde do RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fernando Ferry, novo secretário de Saúde do RJ - Foto: Reprodução/Internet

O secretário de Saúde do estado do Rio de Janeiro, Fernando Ferry, afirmou, nesta quinta-feira (21/05), que alguns dos hospitais de campanha que estão com suas obras atrasadas podem não ser entregues. De acordo com chefe da pasta, o atraso para a conclusão das unidades médicas e os números positivos da pandemia podem tornar as unidades desnecessárias.

A gente está vendo que, gradativamente, está diminuindo o número de casos. Isso faz parte da epidemia. Se a gente perceber que isso vai continuar, a gente vai deixar de construir as unidades e o valor será devolvido para o erário“, disse Ferry a TV Globo.

Com relação ao dinheiro público investido nos hospitais, cerca de R$ 256 milhões, Ferry disse que o “Tribunal de Contas do Município, o Ministério Público e demais órgãos competentes, irão se debruçar sobre essa questão“.

Ainda nesta quinta-feira, o calendário de inauguração dos hospitais de campanha foi modificado pela quarta. Agora, já são 21 dias de atraso para a entrega das unidades que deveriam ajudar a salvar pacientes com a Covid-19. Ao todo, o estado contabiliza 3.412 mortes e 32 mil casos confirmados da doença.

Advertisement

O novo cronograma de inaugurações agora vai até o dia 18 de junho, segundo a Organização Social Iabas, contratada pelo governo para gerir as unidades. Todos os hospitais deveriam estar funcionando desde 30 de abril.

Das sete unidades previstas, apenas o Hospital do Maracanã começou a funcionar, mesmo assim de forma parcial. Dos 1,3 mil leitos que eram previstos para o tratamento da Covid-19 no estado, apenas 200 estavam abertos até o começo da manhã desta quinta-feira (21).

Veja abaixo as datas das próximas inaugurações:

  • São Gonçalo – 27 de maio
  • Nova Iguaçu – 29 maio
  • Duque de Caxias – 1º de junho
  • Nova Friburgo – 7 de junho
  • Campos dos Goytacazes – 12 de junho
  • Casimiro de Abreu – 18 de junho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospitais de campanha com obras atrasadas podem não ser concluídos, diz secretário de Saúde do RJ
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui