Hospitais do RJ deverão disponibilizar na internet informações sobre pessoas internadas sem identificação

Nova lei entrou em vigor nesta quarta (24/11) e vale para unidades públicas e privadas de todo o estado; data de entrada do paciente, idade aparente, altura, cor da pele e do cabelo, além da existência ou não de tatuagens e cicatrizes, terão que ser informadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Agência Brasil

Após sanção por parte do governador Cláudio Castro (PL), foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (24/11) uma nova lei estadual que obriga hospitais públicos e privados de todo o Rio de Janeiro a disponibilizar na internet informações sobre pacientes que deram entrada na unidade em estado inconsciente, sem portar nenhum tipo de documentação e desacompanhados.

Segundo a norma, número 9.464/21 e de autoria das deputadas Lucinha (PSDB) e Martha Rocha (PDT), os hospitais deverão inserir informações como data de entrada do paciente, idade aparente, altura, cor da pele e do cabelo, além da existência ou não de tatuagens e cicatrizes.

Vale ressaltar, porém, que não poderão ser disponibilizadas fotos do paciente, para preservar a imagem pessoal e a identidade. No cadastro também haverá o nome, telefone e e-mail de contato do serviço social da instituição de saúde para que familiares do hospitalizado e demais pessoas possam fazer contato.

”O objetivo é possibilitar o regresso do paciente ao convívio familiar e desocupação do leito hospitalar para recebimento de novos pacientes. A presença da família tem, inclusive, relação direta na evolução clínica do enfermo”, explicou Lucinha.

Advertisement

As despesas decorrentes da execução desta lei serão publicadas em site eletrônico oficial, de modo a assegurar o acesso público aos dados e a favorecer os processos de fiscalização e controle social.

Paralelamente, é importante mencionar também que Castro vetou o artigo 4º e 5º da medida, que previa que despesas decorrentes da execução da lei ficariam por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. A justificativa foi de que isso cabe ao Poder Executivo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospitais do RJ deverão disponibilizar na internet informações sobre pessoas internadas sem identificação
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui