Hospital Albert Schweitzer tem leitos fechados mesmo com aumento na procura por vagas no RJ

Unidade, localizada em Realengo, tinha 77 leitos bloqueados até a última segunda (03/05); estado tem atualmente 160 pessoas aguardando por leitos para Covid-19

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O Rio de Janeiro voltou a ter um número expressivo de pessoas esperando por vagas para serem internadas devido à infecção pela Covid-19. Segundo a última atualização da Secretaria Estadual de Saúde, na segunda-feira (03/05), 160 pacientes aguardavam por leitos em todo o território fluminense,, sendo 129 em unidade de terapia intensiva (UTI) e 31 em enfermaria. No domingo (02/05), vale ressaltar, esse número total era de 107.

Vale ressaltar que, mesmo com o crescimento no número de pessoas necessitadas por leitos, o Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, segundo informações do portal ”G1”, tinha 77 leitos bloqueados na última segunda-feira, de acordo com o Censo Hospitalar Público da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Desde o último sábado (01/05), 11 leitos foram fechados no local. Somente nesta segunda, mais 10 leitos foram suspensos, todos em enfermarias para pacientes não Covid.

Segundo a Prefeitura do Rio, havia problemas em relação à gestão da antiga organização social (OS), a Cruz Vermelha, responsável por administrar o hospital. Na última sexta-feira (30/04), a SMS informou, por meio de nota oficial, que, a partir do sábado (01/05), quando a nova OS, a Viva Rio, assumisse a gestão da unidade, os leitos começariam a ser reabertos de maneira gradual. Porém, até o momento, isso não aconteceu.

Advertisement

”Até o momento, não teve nenhuma notícia formal por parte da direção do hospital ou por parte de algum representante da Viva Rio em relação à escala ou salário. Nós, profissionais que nos doamos diariamente aos pacientes, estamos sem satisfação de como ficará a nossa situação”, disse um funcionário que preferiu não se identificar.

A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, argumentou que os leitos do Hospital Albert Schweitzer estão sendo abertos aos poucos, garantindo, assim, a segurança dos pacientes que já estão internados. Já a Viva Rio disse que já comunicou os funcionários na própria unidade e também no site da OS. Ainda de acordo com a Viva Rio, todos os profissionais que trabalham no Albert Schweitzer serão contratados e seus respectivos salários e escalas de serviço serão preservados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospital Albert Schweitzer tem leitos fechados mesmo com aumento na procura por vagas no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui