Hospital do Andaraí inaugura Hospital Dia, unidade voltada para a realização de pequenas cirurgias

Entre os procedimentos previstos estão: retirada de queloide, tratamento de varizes, hérnia inguinal e umbilical, lipoma, biópsia, histeroscopia e cirurgia das pálpebra

Foto: Reprodução

O Hospital Federal do Andaraí (HFA) inaugurou, nesta sexta-feira (22), o setor de Hospital Dia, espaço voltado para a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos, sem necessidade de internação do paciente. Com capacidade para realizar até 30 atendimentos diários, o setor conta três salas cirúrgicas, quatro enfermarias e quatro leitos para recuperação pós-cirúrgica.

“Com a inauguração do Hospital Dia, vamos liberar a sala do atual centro cirúrgico, até então reservada para alguns procedimentos mais simples, em que o paciente é liberado no mesmo dia. Com isso, vamos dar celeridade às demais cirurgias”, disse o diretor-geral do da unidade hospitalar, Jefferson Antunes Gomes.

O Hospital Dia atenderá pacientes encaminhados pelo Sistema Municipal de Regulação (Sisreg) e que tenham indicação para pequenas cirurgias e consultas ambulatoriais no Hospital Federal do Andaraí. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, atendendo as seguintes especialidades: geral, plástica, mastologia, urologia, ortopedia, otorrinolaringologia, dermatologia, vascular, ginecologia, proctologia e neurocirurgia. Entre os procedimentos previstos estão: retirada de queloide, tratamento de varizes, hérnia inguinal e umbilical, lipoma, biópsia, histeroscopia e cirurgia das pálpebras.

“O Hospital Dia é um grande ganho, que permitirá o aumento do número de diagnósticos, a produção cirúrgica, fortalecer a residência médica e entregar um serviço eficiente para a população, que é a nossa finalidade enquanto Sistema Único de Saúde. O objetivo do DGH é reestruturar os seis Hospitais Federais que passaram por esquecimento em gestões anteriores”, esclareceu o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (DGH), Alexandre Telles.

A inauguração do Hospital Dia resulta dos esforços do Governo Federal para a redução das filas cirúrgicas.

As informações são do jornal O DIA.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui