Hospital Estadual da Mulher é premiado pela Câmara dos Deputados

O Hospital Estadual da Mulher foi a única instituição do Estado do Rio de Janeiro, entre as 5 que foram agraciadas pela premiação da Câmara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Dra. Ana Teresa e equipe no HEMulher

Câmara dos Deputados premiou o Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (HEMulher), em São João de Meriti, pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde para a mulher. O Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher foi concedido em cerimônia que ocorreu nesta quarta-feira (26.05), por videoconferência, na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna (28.05).

O Hospital Estadual da Mulher foi a única instituição do Estado do Rio de Janeiro, entre as cinco que foram agraciadas pela premiação da Câmara, neste ano. Ao todo, 63 instituições foram indicadas por deputados e senadores. O resultado foi decidido pelo Conselho Deliberativo formado na Câmara por um representante de cada partido.

Presente à cerimônia, Ana Teresa Derraik Barbosa, diretora médica do Hospital Estadual da Mulher se emocionou ao defender que um dos méritos da unidade “é estar exatamente onde deveria estar”. A médica lembrou que o HEMulher fica em uma região onde a taxa de morte materna era altíssima até ser construído.

É muito difícil lidar com todos os desafios diários, mas os desafios não deixam de ser uma forma de celebração. É justamente por eles e por ter muito para fazer, que a chama dessa equipe incrível do Hospital Estadual da Mulher se mantém acesa. Além do meu trabalho, dedico meu suor e meu coração — disse a diretora médica Ana Teresa Derraik Barbosa.

Advertisement

O deputado federal Dr. Luizinho (Progressistas/RJ), que indicou o hospital para a premiação, reforçou as palavras da diretora médica. Segundo o deputado, a Baixada Fluminense, onde fica a unidade, é um local onde os índices de desenvolvimento humano se assemelham aos dos locais mais longínquos do país e, por isso, há uma grande necessidade de corrigir desigualdades.

O trabalho feito pela equipe do Hospital Estadual da Mulher coloca um centro de qualidade no “centro da Baixada” e, por isso, foi feita a nossa indicação. Dra. Ana Teresa e sua equipe têm um dos trabalhos que eu mais reputo em todo o país — celebrou o deputado federal.

Para o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, a premiação mostra que é possível oferecer atendimento de qualidade no SUS:

Essa é uma obrigação do servidor público, começando pelo gestor e indo até o profissional que está na ponta. É a razão de estarmos aqui.

Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart

Premio Dr. Pinotti Hospital Amigos da Mulher Hospital Estadual da Mulher é premiado pela Câmara dos Deputados

Especializado no atendimento a gestantes e bebês de médio e alto risco, o Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart é a unidade de referência para esse tipo de atendimento na Baixada Fluminense. Com foco em casos de alta complexidade, a unidade atende mulheres que chegam por meio de regulação, são acolhidas no ambulatório, e realizam todo o pré-natal e o parto no local.

O HEMulher conta com o serviço SOS Mulher, que acolhe vítimas de violência a partir dos 12 anos de idade; um espaço conhecido como “a casa da mãe”, no qual a puérpera fica hospedada durante a permanência de seu bebê na UTI; e o Banco de Leite Humano, setor que faz captação interna e externamente, fornecendo leite ordenhado e pasteurizado aos recém-nascidos internos, além de promover orientação à amamentação individual ou em grupo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospital Estadual da Mulher é premiado pela Câmara dos Deputados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui