Foto: Reprodução

Na madrugada desta quarta-feira (03/02), 17 pacientes com Covid-19 chegaram ao Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte. Eles foram transferidos de Manaus, após o colapso no sistema de saúde do estado de Amazonas.

Os pacientes chegaram por volta de 3h40 e ficarão isolados em um andar da unidade. Para que a transferência fosse realizada, eles embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira adaptado para garantir a segurança dos 13 homens e 4 mulheres infectados com o novo coronavírus.

Os pacientes foram avaliados pela equipe médica antes de saírem do hospital e antes do embarque. Eles foram selecionados atendendo a classificação de risco do protocolo de Manchester, adotado pelos médicos que atuam na Central Unificada de Regulação de Agendamento de Consultas e Exames (Cura).

As transferências de pacientes com Covid-19 do Amazonas para outros estados brasileiros está sendo possível devido ao plano de cooperação, firmado pelo Governo do Estado juntamente ao governo federal, por meio do Ministério da Saúde.

O sistema de saúde do estado da Amazonas sofreu um colapso após recorde das internações por Covid-19 e com uma nova variante do coronavírus circulando no estado. Hospitais do estado ficaram sem oxigênios para pacientes.

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui