Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca - Foto: Divulgação

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura do Rio de Janeiro retomará a campanha de doação de sangue no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital fluminense. A ação será realizada na própria unidade, nesta quarta-feira (14/10), das 10h às 15h.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

O Lourenço Jorge, que já recebeu, em 2019, o prêmio Hemorio, como a Unidade Destaque em relação ao número de bolsas coletadas, está com os estoques baixos e há risco de desabastecimento, já que, devido à Covid-19, não foi possível realizar a ação até agora.

A campanha de doação de sangue no Lourenço Jorge acontece 3 vezes ao ano e, em média, consegue 300 bolsas. Este ano, no entanto, a campanha prevista para maio precisou ser adiada como medida preventiva de combate à Covid-19. A meta da próxima ação é atingir pelo menos 100 bolsas. Todos os cuidados referentes ao combate ao Coronavírus foram adotados.

Esta é a 21ª edição da campanha, que conta com a parceria do Hemorio. O objetivo de incentivar a doação é preencher o banco de sangue na rede de saúde pública. Importante destacar que cada doador pode salvar até quatro pessoas.

Isto porque cada bolsa coletada, gera quatro hemocomponentes. Com as 100 bolsas arrecadadas, até 360 pacientes podem ser beneficiados.

É importante destacar que doar sangue é seguro. Em 24h o organismo do doador começa a recompor algumas das substâncias que foram retiradas, e dentro de 8 semanas, para homens, e 12 para as mulheres, o sangue já está igual ao período anterior a doação.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar com a autorização, ter mais de 50 kg. Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings e mulheres em fase de amamentação deverão aguardar um ano para poder doar sangue. Já quem tem alguma doença transmissível não poderá participar. Para mais informações, basta acessar o site oficial do Hemorio.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui