Hospital Ronaldo Gazolla tem sistema de refrigeração reformado

Prefeitura do Rio entregou a reforma do sistema de ar-condicionado central do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, feita com parceria da Ambev

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos

A Prefeitura do Rio entregou, nesta quinta-feira (4/11), a reforma do sistema de ar-condicionado central do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (HMRG), em Acari. Como fruto de uma parceria inédita, a Ambev doou cerca de R$ 2 milhões em materiais e serviços ao município e ficou responsável pela extensa manutenção corretiva do sistema, restabelecendo a condição de funcionamento e climatização para 26 enfermarias localizadas no quarto e no quinto pisos da unidade e para outros setores estratégicos do primeiro e do segundo andares, como os centros cirúrgicos.

Cada vez mais, precisamos dessa parceria com o setor privado, essa responsabilidade social que as empresas têm com o Brasil. Quanto mais parcerias nós pudermos fazer, melhor. É uma cultura importante que precisamos criar no Brasil e deixo, aqui, meus agradecimentos – afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

A revitalização foi completa e incluiu reparos desde a troca e limpeza de peças estratégicas para o funcionamento do sistema, como bombas de água gelada e de condensação e torres de arrefecimento, até a correção e modernização de equipamentos, que foram levados a uma fábrica da Ambev para fazer os ajustes. Como há similaridade entre os sistemas de refrigeração das cervejarias com o hospitalar, a companhia reuniu 25 colaboradores do seu time de manutenção, com dedicação exclusiva, para atuar no Ronaldo Gazolla. Engenheiros e técnicos uniram conhecimento industrial e muita tecnologia para solucionar uma das questões mais sensíveis do HMRG.

É um legado que fica para a cidade. Conheço esse hospital desde 2009 e ele nunca conseguiu funcionar plenamente, pelo tamanho que tem, pela complexidade e dificuldades estruturais que tinha. Ver o sistema de ar-condicionado funcionando é muito emocionante – destacou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Advertisement

Foi o maior investimento em manutenção do sistema de ar-condicionado central desde a inauguração do hospital, em março de 2008. O serviço trará conforto para pacientes e funcionários, além de manter uma temperatura ambiente mais segura para o controle de infecções.

O sentimento de estar aqui é de orgulho e a mensagem que deixo é a de obrigado por ter deixado a gente participar dessa história. Nossa decisão foi passar por essa pandemia deixando o nosso grão de areia de ajuda, com algum tipo de legado – frisou o CEO da Ambev, Jean Jereissati Neto.

Ar2 Foto BETH SANTOS Hospital Ronaldo Gazolla tem sistema de refrigeração reformado
Foto: Beth Santos

O HMRG é originalmente um hospital de retaguarda, voltado à realização de cirurgias consideradas eletivas, atendimento ambulatorial em especialidades e internação de pacientes de diversas patologias. Com a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil, a partir de março de 2020 foi adaptado, teve o número de leitos ampliado e foi dedicado exclusivamente à internação e tratamento de pacientes com quadros mais graves da doença, em leitos de enfermaria ou UTI. Desde então, atendeu 14.817 pessoas com complicações relacionadas à infecção causada pelo novo coronavírus.

Com a redução dos índices de contágio e hospitalizações pela Covid-19, após o avanço da campanha de vacinação imunizando grande parte da população carioca, a Secretaria Municipal de Saúde começou a desmobilizar parte dos leitos então dedicados à doença. Em 1º de outubro, o HMRG retomou então os atendimentos de pacientes pelas especialidades, convertendo 100 (48 de UTI e 52 de enfermaria) dos 420 leitos para o atendimento a outras patologias e voltando a realizar cirurgias eletivas como hérnia, tireoide e vesícula. Desde então, foram atendidos 455 pacientes com outros problemas de saúde.

O Hospital Ronaldo Gazolla também segue como referência no monitoramento de sequelas pós-infecção pela Covid-19. Atualmente, a unidade conta com uma enfermaria exclusiva para pessoas que apresentam dificuldades neurológicas, motoras, respiratórias, psicológicas, cardiológicas, entre outras. Além disso, a unidade contará com um Centro de Reabilitação para que os pacientes sejam acompanhados de perto por profissionais especializados, recebendo todo o suporte necessário para sua plena recuperação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hospital Ronaldo Gazolla tem sistema de refrigeração reformado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui