Hupe-Uerj busca voluntários para novo tratamento de efeitos da Covid-19

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj) está buscando voluntários para a segunda etapa, do estudo os pesquisadores de perda de olfato há três meses e não tenham apresentado melhora após tratamento com corticoide, após ter contraído a Covid-19. Os participantes passarão por três consultas nas quais serão avaliados o olfato e a resposta ao tratamento proposto. Todos os custos de medicamento e testes serão cobertos pela pesquisa.

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj) está participando de um estudo clínico que reúne instituições de todo o país O estudo clínico reúne instituições de todo o país sobre a perda de olfato e paladar decorrente da Covid-19. O centro é o único do Rio de Janeiro envolvido no trabalho capitaneado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Em certos casos, mesmo após a cura da doença, há quem tenha levado meses para recuperar os sentidos e ainda aqueles que não se restabeleceram completamente. Por este motivo, o estudo está sendo de grade importância, como explica Miguel Tepedino, otorrinolaringologista do Hupe e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj.

“Embora seja um percentual pequeno, existe uma parte da população que desenvolve dois tipos de distúrbios: ficar sem o olfato ou ficar com deturpação do cheiro, que pode ser uma parosmia (sentir um cheiro diferente do que as pessoas no mesmo ambiente estão percebendo) ou uma fantosmia (sentir um cheiro que ninguém está sentindo)”, esclarece o especialista.

Advertisement

De acordo com o médico, a perda de olfato súbita costuma estar ligada a uma infecção viral.

Com a Covid, isso se tornou mais frequente. Então, na primeira fase da pesquisa, nós pegamos os pacientes que apresentavam o problema, fizemos o teste de Connecticut, que avalia a percepção do olfato, e analisamos os testes de PCR para verificar qual vírus de fato estava causando a alteração. A maioria teve uma recuperação praticamente completa do olfato após 30 dias de evolução”, ressalta Tepedino.

Os interessados em participar da pesquisa devem enviar uma mensagem para o WhatsApp (21) 99817-5636.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Hupe-Uerj busca voluntários para novo tratamento de efeitos da Covid-19
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui