Mais da metade do território do RJ tem risco máximo de deslizamentos, diz IBGE

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Avenida Niemeyer passou por deslizamento de terra em maio deste ano - Foto: Reprodução/TV Globo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (29/11), um estudo inédito revelando que mais da metade da totalidade territorial do estado do Rio de Janeiro possui risco máximo de deslizamentos, deixando-o, assim, como o líder absoluto desse tipo de ameaça no Brasil.

O estudo avaliou a vulnerabilidade a deslizamentos no país e mostrou que 53,9% do estado do Rio de Janeiro está classificado com o nível máximo de risco. Outros 19,9% do território fluminense tem classificação de alto risco, sendo assim o 2º nível mais alto da análise.

No levantamento, 6 aspectos foram considerados: ”Geologia”, ”Geomorfologia”, ”Pedologia”, ”Cobertura e uso da terra e Vegetação”, ”Declividade” e ”Pluviosidade”.

”Após analisar os mapas de cada um deles e determinar critérios de importância, chegou-se a um mapa final que demonstra a suscetibilidade de deslizamentos de todo o país”, disse o IBGE.

Advertisement

Cinco intervalos de classificação da vulnerabilidade a deslizamentos foram estabelecidos: ”muito baixa”, ”baixa”, ”média”, ”alta” e ”muito alta”.

No início de novembro, o vereador Tarcísio Motta (PSOL) entregou ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) o relatório final da CPI das Enchentes, que investigou a responsabilidade do poder público na prevenção, redução dos efeitos e atendimento aos atingidos pelas enchentes e deslizamentos ocorridos em decorrência dos temporais de fevereiro e abril deste ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais da metade do território do RJ tem risco máximo de deslizamentos, diz IBGE
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui