IBOPE mostra Crivella, Indio, Pedro Paulo e Jandira crescendo, Freixo e Bolsonaro caindo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Candidatos-com-chances-de-ir-para-o-2º-turno-702x336

A pesquisa IBOPE divulgada na noite de hoje, 14/9, pelo RJ Tv mostra um cenário parecido com o DataFolha, com Crivella (PRB) isolado na frente com 31%, subiu 4%, e o 2º lugar embolado, já que a margem é de erro é de 3% entre Marcelo Freixo (PSol) que caiu de 12% para 9%, empatando com Pedro Paulo (PMDB) que subiu de 6% para 9%, Flavio Bolsonaro (PSC) caiu de 11% para 8%, Jandira Feghali (PCdoB) subiu de 6% para 8% e Indio da Costa (PSD) subiu de 5% para 7%.

A queda de Bolsonaro e Freixo é reflexo direto do programa de Tv, eles tem menos de 1 minuto, apesar da força que ambos tem nas redes sociais, só ela não elege ninguém. E, mesmos subindo e empatando em 2º, a subida de apenas 3% é preocupante para o PMDB, já que ele tem o dobro do tempo de Tv dos outros candidatos.

Marcelo Crivella (PRB) – 31%
Marcelo Freixo (PSOL) – 9%
Pedro Paulo (PMDB) – 9%
Flávio Bolsonaro (PSC) – 8%
Jandira Feghali (PC do B) – 8%
Indio da Costa (PSD) – 7%
Osorio (PSDB) – 3%
Alessandro Molon (Rede) – 1%
Cyro Garcia (PSTU) – 1%
Carmen Migueles (Novo) – 0%
Branco/nulo – 14%
Não sabe/não respondeu – 4%
O nome da candidata Thelma Bastos constava no disco apresentado aos entrevistados, porém não foi citada por nenhum deles.

Advertisement

E a situação de Pedro Paulo ainda piora, assim como no DataFolha, ele é o campeão de rejeição e, pior, sua rejeição subiu de uma pesquisa para outra, chegando a 36%! É uma rejeição maior que de Bolsonaro, mestre da polêmica nestas eleições! E a rejeição cresceu sem nenhum fato novo contra o PMDBista ou contra seu parceiro Eduardo Paes (PMDB).

Detalhe, ele passou a ser o líder neste quesito. Enquanto Crivella viu cair de 35% para 24%, isso aumenta, em muito, a chance dele se eleger se houver um 2º turno contra Pedro Paulo.

Pedro Paulo – 36%
Jandira Feghali – 35%
Flávio Bolsonaro – 29%
Marcelo Crivella – 24%
Indio da Costa – 22%
Cyro Garcia – 21%
Marcelo Freixo – 18%
Osorio – 18%
Alessandro Molon – 18%
Carmen Migueles – 16%
Thelma Bastos – 16%
3% disse que votaria em qualquer candidato
8% não sabem ou não responderam.

Já sobre o 2º turno o IBOPE usou os 3 melhor classificados na pesquisa anterior. O problema que são cenários cada vez mais difíceis de acontecerem:

Crivella: 52%
Freixo: 26%
Brancos/nulo: 20%
Não sabe: 2%

Crivella: 54%
Bolsonaro: 20%
Brancos/nulo: 23%
Não sabe: 3%

Freixo: 37%
Bolsonaro: 27%
Em branco/nulo: 31%
Não sabe: 5%

Quem saiu ganhando e perdendo na pesquisa IBOPE?

Crivella

O grande vencedor é Crivella, sem dúvidas a pesquisa trouxe ele subindo 4%, e ainda caindo fortemente em rejeição de 35% para 24%, deixou de liderar a lista e passou para 4ºlugar. Isso facilita a vida dele em um possível 2º turno com seu nome. Todavia os candidatos já começaram a mirar baterias contra ele, nas redes sociais e nos programas eleitorais. Especialmente lembrando sua ligação com a Igreja Universal, de onde é Bispo licenciado.

Jandira também teve boas notícias na pesquisa, manteve a mesma rejeição, só que ao subir 2% e chegar a 8% e ver Freixo cair de 11% para 9%, passou a ser o nome da esquerda. E se eles fizerem voto útil, é para ela que irá.

Pedro Paulo não tem muito a comemorar, encostou no 2º lugar com 9% mas liderar a rejeição em uma eleição difícil como essa é um problema. E ele pode ser ultrapassado por Indio da Costa que também cresceu e chegou a 7%.

Se há um grande perdedor, esse é Flávio Bolsonaro que caiu de 11% para 8% e já pode dar adeus a possibilidade de ir para o 2º turno, até porque Crivella tem o mesmo perfil conservador e muito mais tempo de Tv e capilaridade.

Freixo também é um perdedor desta fase da eleição, o pouco tempo de Tv atrapalha bastante sua chance de ir para o 2º turno.

O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro(TRE-RJ) sob o protocolo RJ-08958/2016.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp IBOPE mostra Crivella, Indio, Pedro Paulo e Jandira crescendo, Freixo e Bolsonaro caindo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui