O Governo Federal divulgou, no decorrer desta semana, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2023. Entre diversos tópicos abordados, estão as 10 melhores escolas de ensino médio localizadas no estado do Rio de Janeiro.
No ”pódio” – ou seja, as três mais bem avaliadas -, estão duas federais (Angra dos Reis e Rio) e uma municipal (Macaé). Vale ressaltar que nenhum colégio administrado pela Prefeitura carioca integra o ranking.
Confira
- Colégio Naval (Angra dos Reis) [federal] – nota 7,4;
- Colégio de Aplicação (Macaé) [municipal] – nota 6,7;
- Colégio Militar (Rio de Janeiro) [federal] – nota 6,4;
- Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – nota 5,7;
- Instituto Federal Fluminense de Santo Antônio de Pádua – nota 5,7;
- Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva (Valença) – nota 5,7;
- Colégio Estadual Sargento PM Antonio Carlos Oliveira de Moura (Araruama) – nota 5,6;
- Ciep Alexandre Carvalho Cívico-Militar (Miguel Pereira) [estadual] nota 5,6;
- Colégio Estadual Pedro Baptista de Souza (Santo Antônio de Pádua) – nota 5,5;
- Cefet-RJ Uned (Itaguaí) [federal] – nota 5,4.
RJ mal avaliado
O Ideb 2023 apontou ainda que a avaliação sobre as escolas vinculadas ao Governo do Estado sofreu queda em relação à pesquisa anterior, realizada em 2021, diminuindo de 3,9 para 3,3. Em meio a isso, o ensino médio no RJ foi o mais mal avaliado na região Sudeste do país, perdendo para Espírito Santo (4,7), São Paulo (4,2) e Minas Gerais (4,0).
O governo municipal do RJ é responsável pela educação infantil e ensino fundamental. não há escolas de ensino médio municipais . Na capital são todas estaduais. Corrija a informação
Já passou da hora, de se criar um sistema único da educação, com atribuições definida por lei, de cada ente federativo, e que seja transversal aos governos, independente de qualquer ideologia. O nível federal tem que se dedicar ao ensino superior, e pesquisa. Estaduais , com o ensino técnico, alinhado com a vocação de cada estado. E o municipal, com o ensino fundamental e principalmente, creches.
Concordo. E com ensino de qualidade e seguranças para por ordem e não deixarem alunos delinquentes bater nos colegas e sobretudo nos professores e nem usarem drogas em salas de aula.
As escolas municipais são responsáveis pelo ensino fundamental e não pelo ensino médio. Era assim. Acho que não mudou isso no Rio de Janeiro. O Governo do estado é o responsável pelo ensino médio.
Infelizmente a sociedade brasileira está excessivamente politizada/partidária, pensar no bem comum ninguém quer.
Colégio Pedro Segundo nem consta na lista, passou longe viu.. Este já foi um dos melhores do Brasil, quiçá, o melhor. A decadência implica com a loucura da doutrinação política em sala de aula, ensinar que é bom, nada. Alunos que são feitos de robôs para militar em favor da extrema-esquerda, e claro, servindo somente para isso. Triste..
Se vier algum branco esquerdista com “se você é negra mesmo blá blá blá”, já sabe pra onde eu vou te mandar.
Pois é. Assustador o Pedro II nem aparecer no ranking.
Você precisa conhecer os projetos desenvolvidos pelo colégio e pelas redes sociais, descobrir a aprovação do CPII nas universidades públicas. Durante o governo de Bolsonaro o CPII sofreu congelamento e corte nas verbas, apesar de ser uma escola que do infantil ao mestrado. Por causa da repetição dessa bobagem de “doutrinação” é que o Novo Ensino Médio retirou disciplinas como fisica e até matemática para colocar “peojeto de vida”, confecção de brigadeiro aqui no RJ. E quem acredita nisso, sendo preto ou branco, elegeram tipos como Gabriel Monteiro, Kim e um outro cujo divertimento principal era assediar mulheres na europa ocidental, brancas!
Vai sonhando.
E aproveitando : VAI PRA PUTHA QUE O PARIU.