IDMJR divulga balanço sobre operações policiais na Baixada durante pandemia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Iniciativa de Direito a Memória e Justiça Racial (IDMJR), organização que atua na Baixada Fluminense e busca a construção de políticas de segurança pública pautada na vida, na garantia do direito à memória para vítimas e familiares da violência de Estado com centralidade no enfrentamento ao racismo estrutural e reivindicação por justiça racial reuniu informações das operações policias e atuação das milícias na Baixada durante o período de isolamento social no Boletim Especial sobre Covid-19 e as Milícias na Baixada Fluminense.

No primeiro trimestre de 2020, o Instituto de Segurança Pública – ISP registrou um total de 283 homicídios dolosos e 132 mortes causadas por autos de resistência na Baixada. Ocorrendo uma diminuição de 4,35% nos casos de homicídios e 15,77% nos autos de resistência na região em relação ao primeiro trimestre de 2019. O instituto ressalta que a queda foi em menor intensidade quando comparado aos dados da capital do Rio de Janeiro para o mesmo período. 

Entretando o IDMJR ressalta que as cidades de Mesquita e São João de Meriti,áreas de intensas disputas e recorrentes tentativas de invasão de milícias em um território controlado por facção de tráfico específica, dobraram os registros de casos de homicídios e auto de resistência em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou isolamento social em todo o território fluminense no início de março. O que deveria significar a diminuição das operações policiais em favelas e periferias. Porém, essa não foi a realidade.

A IDMJR sistematizou os registros de Operações Policiais na Baixada Fluminense ao longo de todo este ano. E identificou que no 1° trimestre de 2020 ocorreram 138 operações policiais na Baixada, resultando em 20 pessoas assassinadas e 56 pessoas feridas.
Operações Policiais na Baixada Fluminense – 1º trimestre de 2020

Advertisement
image 1 2 IDMJR divulga balanço sobre operações policiais na Baixada durante pandemia
FONTE: IDMJR


No levantamento, o Batalhão que mais realizou operações policias é o de Belford Roxo, com um total de 48 operações em 3 meses. Em Duque de Caxias 44, Queimados 22, Nova Iguaçu 13 e São João de Meriti 11. 


Para o Instituto as Operações da Polícia têm impedido ações de solidariedade e combate ao Covid-19 nas favelas e periferias e afirmam: “Mesmo em tempos de isolamento social, o braço armado do Estado promove o genocídio letal da população negra, pobre, favelada e periférica”.


As informações das operações policias e atuação das milícias na Baixada durante o período de isolamento social estão no no Boletim Especial sobre Covid-19 e as Milícias na Baixada Fluminense disponível para acesso. Confira aqui.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp IDMJR divulga balanço sobre operações policiais na Baixada durante pandemia
Cidadão Baixada. Filho, neto e bisneto de pernambucanos é caxiense, portelense, tricolor, professor de História e Jornalista. É pesquisador na área da pessoa com deficiência, voluntário do Lions Clube Xérem e no Pré-Vestibular Comunitário da Educafro.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui