Idosos do Retiro dos Artistas recebem a terceira dose da vacina contra Covid-19

Na primeira etapa, até o próximo dia 10/09, estão sendo contemplados idosos residentes de instituições de longa permanência públicas e privadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Edu Kapps/SMS-Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio iniciou, nesta quarta-feira (01/09), a aplicação da dose de reforço contra covid-19 em idosos. Uma das primeiras instituições a terem seus moradores imunizados foi o Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá. Cerca de 50 idosos residentes receberam a vista dos agentes de saúde para reforçar seu esquema vacinal.

Entre os vacinados estão o ex-goleiro do Botafogo, Manga; a cantora Leny de Andrade; e o ator Jaime Leibovitch, que comemoraram mais esse passo em direção à proteção contra a covid-19.

Na primeira etapa, até o próximo dia 10/09, estão sendo contemplados idosos residentes de instituições de longa permanência (ILPI) públicas e privadas. De acordo com pesquisas e por recomendação do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 do Rio, a inclusão da dose de reforço no esquema vacinal potencializa a eficácia da resposta imunológica gerada pelas doses iniciais.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, a dose de reforço é importante para imunização das pessoas mais velhas, pois estas pessoas têm o sistema imunológico mais frágil e já se vacinaram há cerca de seis meses.

Advertisement

“Diante do avanço da variante Delta na cidade, a dose adicional é importante para mantermos o nível de proteção e, assim, evitarmos casos graves e internações, principalmente nos grupos mais vulneráveis. Para isso, continuamos contando com a entrega regular de remessas de vacinas pelo Ministério da Saúde”, destacou o secretário Municipal de Saúde.

Após os idosos institucionalizados, a previsão da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pessoas a partir de 60 anos de 13 de setembro a 30 de outubro, escalonados por idade de forma decrescente. Para receber a DR, os idosos devem ter o esquema vacinal contra covid-19 completo, tendo recebido a segunda dose há, pelo menos, três meses. Independentemente da vacina tomada nas duas primeiras doses, para a DR serão usadas vacinas da Pfizer e da AstraZeneca, dependendo da disponibilidade. Apenas idosos que tomaram o esquema inicial (primeira e segunda doses) na cidade do Rio poderão tomar a DR na cidade.

O ex-locutor esportivo do rádio Edivégenes Cardoso, conhecido como Buka Night and Day, de 87 anos, disse estar explodindo de alegria por garantir a dose de reforço:

 “Estou tão feliz! Tive medo de pegar a covid, então é gratificante estar recebendo essa dose extra. Agora temos que continuar seguindo as demais regras da saúde para estarmos ainda mais seguros”.

Já a artista plástica Hyarea Amaral, de 97 anos, uma das moradoras mais velhas do Retiro dos Artistas escolheu a palavra “alegria” para definir este momento.

Tudo que é bem estudado só pode ser para o bem, é mais uma coisa que veio pra ajudar. Pra quem ficou tanto tempo amedrontado com essa doença, vacina é esperança”, declarou a moradora do Retiro dos Artistas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Idosos do Retiro dos Artistas recebem a terceira dose da vacina contra Covid-19
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui