Idosos, gestantes e deficientes terão horário exclusivo em estabelecimentos essenciais no RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução/Internet

Nesta terça-feira (07/07), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em debate único, um projeto de lei que obriga supermercados, mercadinhos, açougues, farmácias/drogarias, mercearias, padarias, peixarias e estabelecimentos similares a reservar um horário específico para atender exclusivamente idosos, gestantes e pessoas com deficiência enquanto durar a pandemia do Coronavírus e durante o período de flexibilização das medidas restritivas. Agora, o PL 2.125/2020, de autoria da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), será encaminhado ao governador Wilson Witzel, que terá até 15 dias úteis para sancioná-lo ou não.

Será admitido apenas 1 acompanhante para cada idoso e deficiente físico, quando necessário o auxílio nas compras. Os estabelecimentos comerciais deverão disponibilizar para clientes e funcionários locais para desinfecção das mãos, com equipamento dosador/limpador com álcool gel 70%, pia com sabão para assepsia e toalha de papel para secagem. Caso os estabelecimentos trabalhem com serviço de entregas, serão priorizados os clientes com idade acima de 60 anos.

”Considerando que os idosos são os principais alvos da doença e os mais vulneráveis, fazendo parte do grupo de risco, esta norma é importante para a diminuição da contaminação do coronavírus nesta parcela da população. Incluímos os deficientes físicos por conta da menor mobilidade. A medida não implicará com a abertura normal das empresas citadas e sim dar a exclusividade necessária para que não se aumentem o quantitativo de pessoas nos CTIs e que esta onda viral passe”, esclareceu Enfermeira Rejane.

Também assinam o texto como coautores os seguintes deputados: Dionísio Lins (PP), Brazão (PL), Subtenente Bernardo (PROS), Dr. Deodalto (DEM), Carlos Minc (PSB), Eliomar Coelho (PSol), Lucinha (PSDB), Martha Rocha (PDT), Samuel Malafaia (DEM), Mônica Francisco (PSol), Gustavo Tutuca (MDB), Flávio Serafini (PSol), Bebeto (Pode), Valdecy da Saúde (PTC), Waldeck Carneiro (PT), Renata Souza (PSol), Marcelo Cabeleireiro (DC) e João Peixoto (DC).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Idosos, gestantes e deficientes terão horário exclusivo em estabelecimentos essenciais no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui