Idosos perdem prazo de segunda dose da vacina contra Covid-19 em Duque de Caxias

Além disso, o MPRJ expediu uma recomendação sobre o armazenamento das doses dos imunizantes no município

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Mais um dia de confusão na vacinação em Duque de Caxias… Nesta segunda-feira (26/04), mais uma vez, moradores se aglomeraram em filas desde a madrugada e foram embora frustrados após horas de espera, sem receber a vacina. Muitas pessoas que receberam a primeira dose de Coronavac já ultrapassaram o prazo máximo de intervalo de 28 dias, recomendado pelo Instituto Butantan.

Após determinação da Justiça para que o prefeito Washington Reis regularizasse a vacinação na cidade, muitos moradores esperavam que tudo fosse regularizado nesta retomada, mas os problemas se repetiram.

MPRJ expede recomendação sobre armazenamento das doses

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Força-Tarefa instituída para enfrentamento da Covid-19 e da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana I, expediram uma recomendação ao Secretário Municipal de Saúde de Duque de Caxias e à Subsecretária de Saúde responsável técnica pela campanha de vacinação sobre o armazenamento das doses.

Advertisement

A recomendação foi consequência da fiscalização realizada no dia 16/04, pela Força-Tarefa, nos postos de vacinação em Duque de Caxias e na central de vacinas do município.

A recomendação pede que o município providencie caixas térmicas e termômetros calibrados para monitoramento contínuo da temperatura das vacinas, cuja temperatura precisa estar estável entre 2°C e 8°C, evitando a perda ou ineficácia dos imunizantes.

O documento recomenda ainda o cumprimento dos protocolos de segurança na aplicação da vacina, mostrando ao vacinado o frasco contendo o líquido vacinal, exibição da punção da vacina, da administração no braço do vacinado, além de mostrar a seringa após a administração e o descarte do material vazio.

O documento recomenda ainda que sejam desenvolvidos métodos adequados de controle do intervalo entre a aplicação da primeira e da segunda dose, realizando busca ativa das pessoas que não retornaram espontaneamente para a segunda dose.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Idosos perdem prazo de segunda dose da vacina contra Covid-19 em Duque de Caxias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui