Categorias: Agenda

IEVA e ALERJ firmam parceria para passeios guiados no Centro do Rio

Compartilhar

O Instituto Eventos Ambientais (IEVA) e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) anunciaram uma parceria para oferecer visitas guiadas ao Espaço Cultural Urbana Carioca e ao Palácio Tiradentes, ambos localizados no entorno da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro.

A iniciativa tem como objetivo promover o patrimônio histórico e cultural da cidade. Escolas, associações de moradores e grupos da terceira idade interessados podem agendar as visitas enviando um e-mail para urbanacariocaieva@gmail.com.

Espaço Cultural Urbana Carioca

Gerido pelo IEVA, o Espaço Cultural Urbana Carioca é dedicado à pesquisa e divulgação do patrimônio histórico, cultural e urbanístico do Centro do Rio. O local conta com uma exposição permanente em maquete e uma exposição multimídia temporária sobre a arqueologia da Praça XV.

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push(["_mgc.load"])})(window,"_mgq");

Palácio Tiradentes

O Palácio Tiradentes, sede da ALERJ até julho de 2021, é um dos marcos históricos do Rio de Janeiro. Construído entre 1922 e 1926, no local onde funcionava a antiga “Cadeia Velha” — onde Tiradentes foi preso antes de sua execução em 1792 —, o edifício oferece um tour histórico guiado que explora a arquitetura e a política do Brasil e do Rio de Janeiro.

O percurso começa pela escadaria principal, na Rua Primeiro de Março, e segue pelos pavimentos superiores, que abrigam parte da biografia cultural e política da cidade. Durante o passeio, os visitantes podem admirar a mistura de estilos arquitetônicos franceses e neoclássicos presentes em áreas como o Plenário Barbosa Lima Sobrinho, o Salão Nobre, a Sala de Imprensa Tim Lopes e a Biblioteca Maria Portugal.

História e arquitetura

Com o auxílio de guias bilíngues, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a história do Palácio Tiradentes, desde sua inauguração como sede da Câmara dos Deputados em 1926, passando pela Constituinte de 1934 e o fechamento durante o período do Estado Novo (1937-1945). O palácio permaneceu como sede do legislativo fluminense até 2021, quando os deputados se mudaram para o prédio do antigo Banerj, na Rua da Ajuda.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Quintino Gomes Freire

Diretor-Executivo do Diário do Rio e defensor do Carioca Way of Life