Para entrar em 2021 desejando boas vibrações para a população, principalmente neste ano, devido à pandemia do Covid-19, a Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha de França, popularmente conhecida como Igreja da Penha, foi o monumento escolhido para receber a partir de meia-noite um espetáculo de luz e tecnologia realizada pelo Projeta Rio. Solidariedade e esperança são as palavras que irão acender antes da meia-noite na fachada do tradicional santuário católico.

Apenas com a equipe técnica e sem convidados, todo este esplendor se transforma em uma grande apresentação de iluminação sincronizada a uma música que irá acompanhar o movimento para enviar esta energia positividade para as pessoas. Um minuto de silêncio será feito para homenagear as vítimas de Covid-19 que se foram e agradecer pelas que se recuperaram da doença.

A autoria da composição musical é do MC Vinimax, cantor, DJ e produtor musical que fará uma live com versos de free style – uma improvisação característica do hip hop – especialmente para a ocasião. Além da tradicional entrega de projeção mapeada na fachada da igreja, o evento entregará o que será um novo módulo nas oficinas do Projeta Rio.

Uma instalação lumínica que combinada com a projeção mapeada transforma o espetáculo em uma atração ainda mais surpreendente. Vamos ter algumas palavras de otimismo como Fé, Paz, Amor, União e Esperança, com iluminação de neon acompanhando as mensagens na fachada da igreja”, explica Aline Miranda, sócia da Touchers Transmídia e idealizadora do Projeta Rio.

Uma live será transmitida pela internet às 19h com o Padre Thiago Sardinha de Jesus subindo a escadaria, rezando o terço de Nossa Senhora. Quando chegar lá em cima, abrirá a porta da igreja, como um gesto simbólico de iniciar uma esperança para 2021, e ao entrar, queimará todos os pedidos que as pessoas deixaram diante de Nossa Senhora da Penha, como um gesto de súplica para os pedidos do ano que se aproxima. À meia-noite as luzes da igreja serão acesas, tocarão os sinos, uma música e uma oração será realizada.

A produção do conteúdo é do renomado internacionalmente Vj Eletroiman, que mora em Barcelona e todo ano vem para o Brasil entregar o réveillon do Projeta Rio e do Vj Notivago, coordenador das oficinas e responsável pelo mapping realizado com os alunos do projeto.

A realização do evento conta com o apoio de grandes empresas cariocas e paulistas como a Tangivel, Laroie, Cinerama Brasilis, Digital Brain e On Projeções. As oficinas esse ano seriam realizadas nas comunidades de Tavares Bastos (Catete) e Rio das Pedras (Jacarepaguá), porém, por conta da pandemia, não foram realizadas.

Esse ano de 2020 foi atípico e por termos realizado uma seleção e um início de trabalho com as lideranças locais, conseguimos desenvolver um trabalho com artistas das comunidades para a entrega dessa surpresa na noite da virada”, diz Aline.

O espetáculo de luzes do Projeta Rio já é conhecido pelas suas apresentações no Cristo Redentor. A estátua recebeu, por duas vezes, uma iluminação especial que fez uma conexão da imagem com o céu. Uma combinação de luzes e animações que projetam frases positivas desejando um feliz ano novo a todos.


SERVIÇO:
Data: 31 de dezembro
Horário: 
Live: 19h
Show de luzes: a partir de meia-noite
Canal do Youtube:  Projeta Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui