Ilha do Governador completa 453 anos

Parabéns aos insulanos e insulanas!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Ana Branco

Um dos bairros mais antigo do Rio de Janeiro, a Ilha do Governador comemorou neste sábado (05/09) 453 anos de fundação. A data faz referência à cessão das terras da Ilha ao governador Correa de Sá em 1567.

A Ilha do Governador é a maior da Baía de Guanabara, com pouco mais de 40 km² e 212,5 mil moradores, segundo o Instituto Pereira Passos. Histórias referentes às suas belezas naturais não faltam. Como a de que Dom Pedro I, que caçava onças na localidade, bebia água numa bica, considerada afrodisíaca, e que deu origem ao nome de uma das praias mais tradicionais do lugar.

A fonte foi restaurada pela Cedae anos atrás e funciona como atração turística, inclusive pelas palmeiras imperiais centenárias que foram tombadas pela prefeitura. E é pelas praias que fica a melhor vista: da Baia, com Cristo Redentor e a Ponte Rio-Niterói. O bairro reserva lugares pouco conhecidos, como a Ilha de Bom Jesus, no Fundão, com arquitetura de origem jesuíta, descoberta nos últimos anos.

Na região também existem outras grandes instalações do Rio de Janeiro, como o Batalhão de Fuzileiros Navais, o Aeroporto Internacional do Galeão, o Iate Clube Jardim Guanabara e Cidade Universitária.

Advertisement

Confira o texto onde O DIÁRIO DO RIO conta história da Ilha do Governador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ilha do Governador completa 453 anos
Advertisement

12 COMENTÁRIOS

  1. Triste constatar que as praias da Ilha do Governador já tiveram areias branquinhas…Já na entrada da Ilha, perto da cidade universitaria e no seu entorno também, todas as praias tinham areias branquinhas…Na decada de 60 e 70 curtia muito todas as praias da Ilha.Era uma opção além das praias da ZS e a longuissima Barra e Recreio.

  2. Melhor bairro do Rio de Janeiro para se morar! Nasci e vivo aqui há 53 anos! Não tem lugar mais tranquilo no Rio! Já deveria ter sido transformado num município de fato já que é só por história….. Assim poderia se fazer as melhoras que tem que ser feitas! Aliás a Ilha, do Fundão, da cidade universitária, não faz parte da Ilha do Governador, é outra ilha da Baía de Guanabara!

  3. Parabéns minha ilha do governador ilha mais bonita do rio de janeiro tenho muito orgulho de ser morador da ilha do governador muito anos de vida minha ilha do governador

  4. Feitoria da Ilha do Gato, Ilha do Governador, onde fica a Fazenda da Ribeira, se já não foi destruída para abrigar empreendimento imobiliário, é importante núcleo civilizatório do Rio de Janeiro, onde chegou João Lopes de Carvalho, piloto da nau espanhola Bretoa, capitaneada por Cristóvão Pires. Mais tarde, 1519, em nova viagem ao mesmo local, como piloto da nau Concepción, capitaneada por Fernão de Magalhães, encontra seu filho, o Carvalinho, e a mãe, uma nativa, com quem se relacionou na primeira estada.
    Como diz o professor Cláudio Prado de Mello aquela era a terra dos Maracajás, dos quais descende Arariboia, e Guaranis.
    Certos locais da Ilha do Governador, se civilizados fôssemos, deveriam ser preservados, por ser área de grande importância arqueológica e talvez o local onde nasceu o primeiro CARIOCA (casa de branco).

  5. A nossa Ilha, do Galeão a porta de entrada do Rio, da praia da Bica, da pedra da onça, dos sambas inesquecíveis da União, aonde a felicidade escolheu morar.

  6. A violência incomodando os moradores, mais ainda é um dos melhores bairros do Rio. Merecia mais atenção na limpeza das praias. Sou mais minha Ilha, tu és meu amor, por ti me encanto Ilha do Governador.

  7. Apesar das dificuldades de transporte e limpeza das praias a Ilha continua sendo um bairro diferenciado e muito bom para se morar.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui