Ilha do Governador terá plantio de Baobás em celebração aos dias das Florestas e da Água

Ação acontece neste sábado, às 10h30, no Corredor Esportivo do Moneró

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O maior Baobá do Brasil, com 19,5m de circunferência - Rua São José - Natal - RN - Foto: Gilberto José dos Santos Vasconcelos

Na semana em que se comemora o Dia Mundial das Florestas (21) e o Dia Mundial da Água (22), será realizada uma ação de voluntariado, no Corredor Esportivo do Moneró, na Ilha do Governador.

Na ocasião serão plantadas 4 mudas de Baobá que foram extraídas no passado do Baobá já existente no local e desenvolvidas e preservadas dentro do Viveiro de Mudas da CEDAE, na Estação de Tratamento do Guandu, pelo Projeto Replantando Vida.

A ação de voluntariado é um trabalho feito pelo Projeto Engenhando a Cidade (de estudantes de Engenharia da Politécnica da UFRJ), Associação de Mulheres da Ilha do Governador – AMUIG e conta com apoio do Grupo de Sustentabilidade da ALERJ, Subprefeitura da Ilha do Governador, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Projeto Baía Viva.

O Baobá é uma árvore milenar. O baobá é originária do continente africano e faz parte da flora de Madagascar. Conhecida também como embondeiro, imbondeiro ou calabaceira, ela carrega um lado místico: segundo a lenda, se uma pessoa for enterrada em seu tronco, a alma permanece viva enquanto a árvore existir.

Advertisement

O seu tronco oco, além de ser resistente ao fogo, é um grande reservatório natural de água, com capacidade para armazenar até 120 mil litros durante os períodos de chuva. O que faz com que ela seja chamada de árvore garrafa.

O baobá é uma árvore versátil, pois pode ser aproveitada de diversas maneiras. Seus frutos, chamados de mukua, são ricos em vitamina C, potássio e cálcio. Já a casca é utilizada na produção de cordas e tecidos. Isso sem falar em suas folhas, que contém propriedades medicinais e servem como temperos.

Essa árvore milenar pode viver até 6.000 anos. Incrível, não é mesmo? O seu nome científico é Adansonia Digitata, uma homenagem ao pesquisador francês Michel Adanson, o responsável por descobrir sua existência. Na fase adulta, a árvore chega a medir até 25 metros de altura, com seu tronco chegando até 11 metros de diâmetro.

Que se tornou muito conhecida como pelo livro do Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry e pelo desenho animado Madagascar, da Pixar.

Esse ano o Baobá também é o Enredo da Escola de Samba Portela, IGI OSÈ BAOBÁ e com esse plantio e com os Baobás já plantados recentemente, em breve, a Ilha do Governador poderá também ser conhecida “Ilha dos Baobás”, tal qual a região onde mais prolifera no mundo que é Madagascar, pois terá o maior conjunto de baobás em único bairro do país.

Ainda neste mês, um trabalho articulado pelo mesmo grupo, será também plantado uma muda do Baobá. No Aterro do Cocotá, no Parque Manoel Bandeira próximo à UPA Pediátrica da Ilha do Governador e no Parque Central do Iate Clube Jardim Guanabara.

SERVIÇO:
PLANTIO DE BAOBÁ EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DAS FLORESTAS (21) E AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA (22)
LOCAL: CORREDOR ESPORTIVO DO MONERÓ (BOSQUE DO SEU HILÁRIO) – ILHA DO GOVERNADOR
DIA: 26 DE MARÇO – SÁBADO ÀS 10H 30MIN

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ilha do Governador terá plantio de Baobás em celebração aos dias das Florestas e da Água
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui