Ilustrador carioca faz cartuns para incentivar consciência ambiental

Objetivo é mostrar a importância da preservação ambiental através de jogos educativos como caça-palavras, testes, cartuns, quadrinhos e curiosidades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Leonardo Valença Fernandes, mais conhecido por Léo Valença, é carioca, ilustrador, cartunista e possui uma preocupação com a consciência ambiental das pessoas. Ele uniu seu trabalho como ilustrador a essa pauta e cria cartuns sobre o meio ambiente.

Leo desenvolveu o projeto de um livro intitulado Aquecimento Global em cartuns, em parceria com o portal Brazil Cartoon, que contou com a participação de 25 cartunistas de vários cantos do país. O livro foi publicado em outubro de 2010 pela editora PoD, Print On Demand, ou seja, o livro só é impresso por encomenda, depois que você pede o seu, para evitar desperdício de papel. Segundo o autor, “é a economia aliada à praticidade e à consciência ecológica”.

Em 2012, durante a Rio+20, foi curador da Mostra de Cartuns do Green Nation Festival. Neste evento, ele recebeu ainda, o Prêmio de Melhor Cartum pelo Júri Popular. Em novembro do mesmo ano, lançou o Almanaque Ecológico do Lucas também pela editora PoD. Em 2014, lançou em junho um site dedicado ao seu personagem ecológico, o duende Lucas.

lucas12 Ilustrador carioca faz cartuns para incentivar consciência ambiental
Foto: Divulgação

O livro usa o recurso lúdico para despertar a consciência ambiental do público infantil. Lucas é um duende ecológico que busca sensibilizar as crianças e jovens para que adotem atitudes corretas em relação às questões do meio ambiente, da sustentabilidade e uma vida mais saudável. A obra incentiva práticas que conscientizam sobre a importância da preservação ambiental através de jogos educativos como caça-palavras, testes, cartuns, quadrinhos, curiosidades e muitas brincadeiras ecológicas.

Em janeiro de 2017, deu continuidade a esse trabalho e lançou o segundo livro do duende Lucas intitulado Passatempos Ecológicos do Lucas.

O objetivo dos cartuns é chamar a atenção sobre a sustentabilidade e a importância da consciência ambiental, mas sempre de uma forma lúdica“, explicou.

Advertisement

Para conhecer mais sobre o trabalho de Leo, é possível acessar o site pessoal do autor, o site do duende Lucas, personagem do livro lançado por Leo, ou ainda o site da editora.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ilustrador carioca faz cartuns para incentivar consciência ambiental
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Ilustrador carioca faz cartuns para incentivar consciência ambiental
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui