Imóveis no Rio já são alugados em menos tempo que antes da pandemia

Levantamento da plataforma Quinto Andar revela que imóveis já estão sendo alugados em 10% menos tempo do que antes da crise sanitária do Coronavírus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Juíza dá 50% de desconto no aluguel de imóvel
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Reprodução Internet)

Se recuperando rapidamente após um período de baixa pela crise da Covid-19, o mercado imobiliário carioca apresenta um indicativo animador. Os imóveis do Rio já estão sendo alugados em 10% menos tempo do que antes do Coronavírus. O dados são da plataforma Quinto Andar, que avaliou o tempo entre o anúncio do imóvel ser publicado no site e seu efetivo aluguel.

O portal comparou o primeiro semestre deste ano com a segunda metade de 2019, antes da pandemia se espalhar. No cruzamento de dados o com o segundo semestre do ano passado, o aluguel já se dá em média 11%, ou seis dias, ou seja, mais rápido.

Especialistas em mercado imobiliário afirmam, porém, que o Quinto Andar não tem grande representatividade na locação de imóveis com alugueis acima de 15 mil reais por mês, e que a plataforma não atua no mercado de imóveis comerciais.

Os especialistas da plataforma atribuem o número a chamada “liquidez” do mercado, que no Rio, a de São Paulo, onde os proprietários conseguiam alugar seus imóveis 18% mais rápido no pré-pandemia. Apesar disso, na capital paulista as negociações estão cerca de 10% mais rápidas na primeira metade deste ano do que no segundo semestre do ano passado. três dias mais aceleradas, em média.

Advertisement

Na Capital Fluminense, apenas os imóveis de um quarto ainda não voltaram ao nível pré-Covid, demorando 14,2% mais hoje do que antes.

Isso vai ao encontro da tendência das buscas de usuários na plataforma, que indica maior procura por unidades maiores e diminuição na demanda por imóveis menores”, observa o estudo do Quinto Andar. 

As imobiliárias tradicionais fazem coro às estatísticas do portal imobiliário. Para Wilton Alves, da Sergio Castro Imóveis, “o número de locações de apartamentos pequenos e médios tem aumentado exponencialmente, e o índice de velocidade de locações também. Isto também tem se reproduzido no mercado de lojas na Zona Sul.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Imóveis no Rio já são alugados em menos tempo que antes da pandemia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui