Importante patrimônio da cultura africana no Rio, Pedra do Sal está interditada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pedra do Sal - Foto: Reprodução/Internet

A Pedra do Sal, um dos principais patrimônios da cultura africana no Rio de Janeiro, localizada no bairro da Saúde, região central da cidade, continua interditada, por determinação da Defesa Civil.

De acordo com informações do jornal ”O Dia”, na última segunda-feira (11/11), pouco antes do temporal que caiu sob a cidade, rebocos de um prédio localizado ao lado da Pedra do Sal despencaram, amassando bancos e deixando pedras de concreto espalhadas pelo local.

Vladimir Victor, de 50 anos, morador do Largo da Prainha, diz que, segue utilizando as escadas da Pedra do Sal para chegar em casa, apesar de estarem parcialmente interditadas.

”Eu trabalho fora o dia inteiro e, quando chego em casa, volto por aqui. Dá para subir pelo outro lado, mas é bem distante por lá”, conta ele, que também fala da orientação para que os moradores não andem pelo local. “A Defesa Civil sugeriu, inclusive, que a gente cancelasse o samba, que acontece toda segunda e sexta-feira aqui”, diz.

Advertisement
img 0807 14310484 Importante patrimônio da cultura africana no Rio, Pedra do Sal está interditada
Vladimir Victor, morador do Largo da Prainha, com Pedra do Sal interditada ao fundo – Foto: Ricardo Cassiano/Agência O Dia

Vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil informou que foi realizada uma vistoria técnica no prédio de onde caiu o beiral da fachada.

”O caso foi encaminhado à Secretaria de Urbanismo, órgão responsável por fiscalizar e acompanhar a regularização, e foi realizado o isolamento da área de projeção em trecho da Pedra do Sal, como medida de segurança”, disseram, em nota oficial.

Celebração ao Dia da Consciência Negra e sambas cancelados

Esta quarta-feira, 20 de novembro, marca o Dia da Consciência Negra. Por conta das interdições, as celebrações da que geralmente acontecem no local durante o feriado ficam suspensas.

Além disso, Wagner Silveira, responsável por um dos grupos de samba que toca na Pedra do Sal semanalmente, informou que os próximos eventos estão cancelados.

”Segundo informações que recebemos, o espaço segue interditado. Não nos passaram nenhuma data nova, nem nada”, destaca o produtor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Importante patrimônio da cultura africana no Rio, Pedra do Sal está interditada
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui