Usina de Biogás, que transformará lixo em energia limpa, é inaugurada em Macaé

No local, funcionarão 30 poços de biogás que vão gerar energia limpa capaz de abastecer aproximadamente 4 mil residências

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Inauguração de Usina de Biogás, em Macaé / Divulgação

Como celebração do “Mês do Meio Ambiente” e dos 209 anos de Macaé, no Norte Fluminense, foi inaugurada nesta semana a Usina de Biogás, que funcionará no complexo industrial do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), localizado às margens da BR-101.

No local, entrarão em funcionamento 30 poços de biogás instalados no entorno do CTR, que vão gerar energia limpa capaz de abastecer aproximadamente 4 mil residências. A Usina de Macaé é uma das três em funcionamento no Estado do Rio.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, afirmou que é uma preocupação do município o desenvolvimento de novas tecnologias para atrair novas empresas e unidades de negócios associadas, de forma a desenvolver a economia local.

 “Em Macaé há um trabalho intenso atrás de novas tecnologias. Buscamos sempre o desenvolvimento econômico para a chegada de novas empresas, e a consequente geração de empregos. É fundamental que o município tenha uma atratividade cada vez maior, para o empresariado poder investir aqui. Isso está acontecendo de uma maneira muito forte e até surpreendente”, disse o prefeito.

Advertisement

O secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal de Macaé, José Vasconcelos de Luna Júnior, ressaltou que a Usina de Biogás foi construída segundo os protocolos de proteção ambiental do Estado, sendo que a unidade só foi inaugurada após a realização de testes de segurança.  

 “O projeto estava em fase experimental. Agora essa ferramenta está funcionando. Aqui se gera economia e o ambiente é cuidado de forma responsável”, explicou o secretário.

Schulim Berger, diretor do CTR, explicou que, na Usina de Biogás, todo o processamento do lixo resulta sempre em energia limpa.

“A nossa pequena central termoelétrica gera energia por meio do gás metano. Na atmosfera, o metano causa o efeito estufa. Nós captamos esse metano e geramos energia. O lixo realmente se transforma em energia”, declarou o executivo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Usina de Biogás, que transformará lixo em energia limpa, é inaugurada em Macaé
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui