Inaugurada há mais de 100 anos, Charutaria Syria anuncia encerramento das atividades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada da Charutaria Syria, no Centro do Rio - Foto: Divulgação

Completando 108 anos de existência em 2020, a tradicionalíssima Charutaria Syria, localizada na Rua Senhor dos Passos, na região do Saara, no Centro do Rio, anunciou, nesta segunda-feira (29/06), por meio de uma publicação em suas redes sociais, que está encerrando suas atividades.

Inaugurada em 1912 pelo libanês Ali Haje – que veio para o Brasil no porão de um navio e começou sua carreira no comércio vendendo caixinhas de fósforo -, a Charutaria Syria mantém todo seu mobiliário e arquitetura originais desde o 1º dia de seu funcionamento, incluindo o piso histórico de ladrilho hidráulico.

Advertisement

Há pouco mais de 10 anos, devido às novas tendências comerciais e à lei antifumo em locais fechados, a casa se transformou também em cafeteria e, posteriormente, num bistrô, passando a vender, além de um delicioso café, bolos, tortas, brownies, chás, pratos leves e até vinhos. No dia 01 de novembro de 2017, foi considerada, por meio de um decreto emitido pela Prefeitura do Rio, como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.

Vale lembrar que a Charutaria Syria não é o primeiro estabelecimento tradicional da cidade a anunciar o encerramento das atividades, devido à crise econômica ocasionada pela pandemia do Coronavírus. No dia 24/04, o DIÁRIO DO RIO noticiou o fechamento das unidades do restaurante de gastronomia mediterrânea Ráscal, tanto na Barra da Tijuca quanto em Botafogo. No Leblon, além de alguns restaurantes na famosa Rua Dias Ferreira, outros estabelecimentos gastronômicos também fecharam, como, por exemplo, o Aconchego Carioca e o Fellini. Ainda na Zona Sul, a Rua Jardim Botânico também teve algumas casas fechadas, como o Puro e o Avenca. Já em Santa Teresa, o icônico restaurante Espírito Santa encerrou suas atividades no fim de maio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Inaugurada há mais de 100 anos, Charutaria Syria anuncia encerramento das atividades
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma que fecha , deve virar no futuro loja de quinquilharia de chineses.

    Espero que não a aconteça o mesmo com a Manon, Confeitaria Colombo, Cavet , bar Brasil , Paladino. Casa Paladino.

  2. Gente, vamos abrir a porra toda senão não vai sobrar um restaurante, bistrô bom…
    Vai acabar tudo e sobrar carrocinha de cachorro-quente, hambúrguer e batata frita.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui