A Guarda Municipal Ambiental (GMA) de Nova Iguaçu atuou no combate a um incêndio que atingiu a Área de Proteção Ambiental (APA) de Tinguá, no último domingo (9). As chamas começaram por volta das 13h30 e foram controladas após horas de trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O fogo teve múltiplas linhas de propagação, obrigando a equipe a uma operação rápida para impedir que as chamas avançassem sobre áreas de vegetação preservadas. A ação foi interrompida às 19h15 devido às dificuldades impostas pelo relevo irregular, com um pequeno foco persistindo entre a Estrada do Salgueiro e áreas adjacentes.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente fez um alerta sobre os impactos ambientais: “Colocar fogo em vegetação neste período seco é extremamente prejudicial. Além dos danos ao bioma e da morte de animais silvestres, os incêndios aumentam doenças respiratórias e empobrecem o solo”, afirmou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
A Prefeitura reforça que o fogo foi controlado naturalmente durante a madrugada, sem atingir as áreas preservadas. A operação contou com esforços intensivos das equipes ambientais para impedir que as chamas avançassem.
Denúncias relacionadas a crimes ambientais podem ser feitas à Prefeitura de Nova Iguaçu pelo e-mail meioambiente@novaiguacu.rj.gov.br ou pelo telefone da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.