Na manhã desta quarta-feira (12), um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de fantasias localizada em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 7h39 para atender à ocorrência na Rua Roberto Silva. Após horas de trabalho intenso, as chamas foram controladas e cerca de 21 pessoas foram resgatadas com vida do local.
O governador do estado, Cláudio Castro, expressou sua solidariedade às vítimas e às escolas de samba afetadas, como Império Serrano, Unidos da Ponte e Porto da Pedra, que tiveram suas fantasias danificadas. “Minha solidariedade às pessoas afetadas pelo incêndio e às escolas de samba atingidas por essa tragédia. Império Serrano, Unidos da Ponte e Porto da Pedra podem contar com o total apoio do Governo do Estado para superar esse momento difícil. O Carnaval é parte da nossa identidade e vamos trabalhar juntos para minimizar os impactos desse incêndio“, declarou o governador.
A operação de resgate e combate às chamas mobilizou 13 unidades operacionais do Corpo de Bombeiros, incluindo o Grupamento de Operações Aéreas e especialistas em salvamento em altura. Aproximadamente 90 bombeiros atuaram na ocorrência, com o apoio de 30 viaturas. O coronel Sarmento, um dos responsáveis pela operação, informou que todos os funcionários foram resgatados e que o incêndio atingiu cerca de 500 metros quadrados da fábrica. “Estamos fazendo a varredura no local, mas a princípio, todos os funcionários foram resgatados. A edificação não possuía aprovação do Corpo de Bombeiros para funcionar, não tinha as condições de segurança necessárias. O incêndio atingiu cerca de 500 metros quadrados e está controlado. Não há mais focos“, disse o coronel.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro às vítimas no local e realizou a transferência para hospitais da região. A Polícia Militar isolou a área para garantir a segurança da população, enquanto a Polícia Civil realizou a perícia e investiga as causas do incêndio. A ocorrência foi registrada na 21ª DP (Bonsucesso).
Apesar do susto e dos danos materiais, o controle do incêndio e o resgate das vítimas trazem alívio à comunidade de Ramos e aos amantes do Carnaval carioca. As investigações sobre as causas do incêndio continuam, e espera-se que medidas sejam tomadas para evitar futuras tragédias como essa.
Fiquei impressionado com a demora dos Bombeiros.
Por pouco o fogo não se alastrou para as edificações vizinhas.
Os carros do reforço tiveram de dar a volta para acessar do outro lado do quarteirão.
Indefinição inicial (de alumínio) sobre a escada para acessar a janela do prédio para resgate das vítimas até que uma escada apropriada dos bombeiros foi utilizada.
Com aproximadamente quase uma hora do início do incêndio, apenas havia uma mangueira jogando água.
Ora. Vamos investir mais! No mundo, já existem corporações dos bombeiros que utilizam drone para jogar água – até empresas de limpeza de fachada usam.
Impressionante como essa gente que se diz “defensora da cultura” quer muitos direitos, mas NENHUMA responsabilidade!