Indústria do Rio recua em junho pela segunda vez consecutiva

Firjan reforça necessidade de adoção de políticas públicas atentas aos desafios do crescimento econômico nos próximos anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet
Em junho, descontados os efeitos sazonais, a produção industrial do estado do Rio de Janeiro apresentou queda de 2,4% na comparação com o mês de maio, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira, dia 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o segundo recuo consecutivo na passagem mensal. Apesar do resultado, a produção industrial fluminense encerra o primeiro semestre deste ano com crescimento de 3,6% na comparação com o mesmo período de 2021. Para efeito de comparação, nos seis primeiros meses do ano a indústria nacional registra queda de 2,2%.

A Firjan pontua que, de fato, no primeiro semestre deste ano, tanto a indústria nacional quanto a fluminense sofreram com as adversidades de um período conturbado. Após a deflagração da guerra na Ucrânia, veio o impacto inflacionário global e os consequentes aumentos das taxas de juros nas principais economias do mundo.

Em um cenário de desabastecimento de insumos, alta de custos e perspectiva de recessão mundial, no acumulado do ano, frente ao mesmo período do ano anterior, os principais impactos negativos na indústria fluminense foram mais fortemente sentidos no segmento de metalurgia (-13,3%), seguido por produtos de metal (-11,9%) e produtos de borracha e material plástico (-6,4%). Esse último, influenciado pela menor produção de peças e acessórios para veículos.

Diante de um contexto internacional adverso, a Firjan reforça a necessidade de adoção de políticas públicas atentas aos desafios do crescimento econômico nos próximos anos. Além disso, ressalta que a manutenção de uma gestão fiscal responsável e a busca pela aprovação de reformas estruturais contribuirão para a construção de um ambiente de maior credibilidade e confiança por parte dos investidores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Indústria do Rio recua em junho pela segunda vez consecutiva
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. FIRJAN, pare de pedir políticas públicas. Seja mais direta, franca e mais generalista. Não é que o RJ seja um estado mal localizado e ruim pra indústria. Os problemas são sempre os mesmos: 1) Energia Elétrica cara; 2) Gás Natural caro e pouco acessível no estado, embora seja o maior produtor; 3) Faltam gasodutos suficientes; 4) ICMS caro demais pra indústria em relação ao resto do Brasil; 4) Regras de ICMS muito chatinhas, muita burocracia; 5) Bandidagem, roubo, ameaças aos parques industriais; 6) Condição ruim nas rodovias estaduais – faltam concessões estaduais e asfaltamento de vicinais; 7) Ferrovia no norte/noroeste fluminense está desativada há anos por falta de perspectiva econômica pela Ferrovia Centro-Atlântica; 8) Entraves à implantação de novos portos, especialmente o de Maricá; 9) Insegurança no Arco Metropolitano, logo o lugar onde um parque industrial poderia se implantado com bom escoamento logístico; 10) Por último, mas não menos importante: as propostas orçamentárias do Estado do RJ feitas pela ALERJ são uma DROGA! Querem abarcar o mundo todo e acabam não sendo efetivas em nada. Tenham menos metas mas metas mais acertadas! Tem dotação orçamentária do fundo de pobreza para combate a enchentes que são de R$ 10 mil… Ou seja, está ali só pra constar, é de mentira: seria melhor não ter e compor de verdade uma dotação para outra coisa.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui