Indústria fluminense cresce 5% no 2º trimestre de 2024 e Firjan projeta PIB de 4% para o estado

Indústria fluminense cresce 5% no 2º trimestre de 2024, com destaque para óleo e gás e construção. Firjan projeta PIB do Rio de Janeiro em 4% para 2024.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Centro - Rio de Janeiro Foto:Rafael Catarcione | Riotur

A indústria do estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 5% no segundo trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, segundo uma nota técnica da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Esse resultado foi impulsionado por um aumento da produção em todos os segmentos industriais, com destaque para a indústria extrativa e de construção.

Segundo a Firjan, o Produto Interno Bruto (PIB) fluminense apresentou estabilidade de 0,1% em relação ao primeiro trimestre de 2024, mas mostrou um avanço de 4,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para 2024, a projeção da federação é que o PIB estadual alcance 4%, superando a média nacional.

Destaques por setores

A indústria extrativa, responsável por mais da metade do PIB industrial do estado, cresceu 4,4% no segundo trimestre, comparado a 2023. Esse desempenho foi impulsionado pela entrada em operação de 12 novos poços de óleo e gás, sendo oito na Bacia de Campos e quatro na Bacia de Santos.

O setor de construção teve um aumento de 6% no mesmo período, beneficiado por projetos de infraestrutura e o programa Minha Casa, Minha Vida. Já a indústria de transformação apresentou crescimento de 4,7%.

Além disso, o setor de serviços, que representa 60% da economia fluminense, cresceu 4,3% no segundo trimestre, favorecido pela melhoria no mercado de trabalho, com maiores rendimentos reais e uma taxa de desemprego menor.

Comparação com o cenário nacional

No primeiro semestre de 2024, a economia fluminense apresentou um crescimento de 5,1%, superando o avanço de 2,9% da economia brasileira no mesmo período. No entanto, o economista-chefe da Firjan, Jonathas Goulart, destacou que fatores como taxas de juros elevadas podem comprometer a recuperação de setores estratégicos, como a indústria de transformação.

“Apesar do crescimento, alguns fatores demandam atenção, tanto na economia nacional quanto estadual,” disse Goulart. Ele também ressaltou que o processo de desinflação nas principais economias, como Estados Unidos e zona do euro, pode beneficiar o Brasil com um fluxo de capitais mais favorável.

Projeção para o PIB de 2024

A Firjan projeta que o PIB fluminense fechará o ano de 2024 com um crescimento de 4%, superando a projeção anterior de 3,1%. Esse crescimento será impulsionado principalmente pelos setores de óleo e gás e construção civil, que continuarão desempenhando um papel fundamental na sustentação da economia do estado.

“Mesmo diante das incertezas, fatores locais devem continuar impulsionando a economia do Rio de Janeiro, com destaque para os setores de óleo e gás e construção,” concluiu Goulart

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Indústria fluminense cresce 5% no 2º trimestre de 2024 e Firjan projeta PIB de 4% para o estado

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui