InfoGripe indica possível retomada do crescimento de óbitos por Síndrome Respiratória Grave no Rio

Especialistas ressaltam que o fato da transmissão continuar alta não quer dizer que as vacinas não estejam funcionando.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/TV Globo

O Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (12/8), indica um deslocamento da curva da pandemia e a interrupção na tendência de queda. De acordo com o estudo, existe a possiblidade de uma retomada do crescimento do número de casos e de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A pesquisa também aponta, que Rio de Janeiro é o estado com o maior número de casos da variante Delta no Brasil. A preocupação com o avanço da variante no estado, levou o Coordenador de vacinas do Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT) a pedir no último dia 04/08, ao Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que fossem enviados mais imunizantes para o estado.

O Boletim da Fiocruz revela, ainda, que o Rio de Janeiro é uma das três cidades que apresentaram sinal forte crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) de SRAG, junto com Porto Alegre e Rio Branco. Quando analisado o cenário em curto prazo, o sinal na capital fluminense passa a ser considerado como moderado.

Marcelo Gomes, coordenador do Boletim InfoGripe da Fiocruz, explica que o cenário do Rio de Janeiro chama muita atenção e merece ser observado com cautela, pois o sinal de crescimento é bem claro tanto nos dados do estado como nos dados associados aos residentes da capital.

Advertisement

“Quando a gente olha os registros das últimas seis semanas e das últimas três semanas, há uma clara tendência de retormada do crescimento do número de casos semanais. Então é uma situação que chama muita atenção, que requer novamente um cuidado e uma mobilização muito grande, tanto por parte das autoridades como por parte da população, para que a gente consigo interromper o mais rápido possível essa tendência de crescimento.”, observa o pesquisador.

A tendência de crescimento não acontecia desde Semana Epidemiológica (SE) 12, compreendida entre 21 e 27 de março. De acordo com o Boletim InfoGripe, este cenário representa um revés nos índices de melhora da pandemia. A análise é referente à SE 30, de 25 a 31 de julho.

“A gente tem hoje um volume menor de internações na população mais idosa, que já está com a cobertura vacinal completa. Porém, como a transmissão continua muita alta, a gente já tem de novo um aumento de casos nessa população que já está com a segunda dose. Isso não quer dizer que a vacina não está funcionando. Ela conseguiu e tem consigo diminuir significativamente o número de casos graves nessa população que já está com a segunda dose. Porém, elas não 100% eficaz. Não é uma barreira completamente intransponível. Então, se a gente ainda tem uma transmissibilidade muito alta, infelizmente essa tendência acaba se refletindo mesmo na população que já está com a cobertura vacinal completa”, frisa Marcelo Gomes.

No entanto, o coordenador do Boletim InfoGripe da Fiocruz ressalta que o fato da transmissão continuar alta não quer dizer que vacina não esteja funcionando.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp InfoGripe indica possível retomada do crescimento de óbitos por Síndrome Respiratória Grave no Rio
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui