O projeto CDD Sustentável, realizado pelo Instituto Servir e Qualificar Chaya em colaboração com lideranças locais como José Luciano dos Santos e João Carlos Coelho Dias, tem se destacado na comunidade da Cidade de Deus como uma iniciativa significativa de educação ambiental. Com o patrocínio da LAMSA e o apoio do Instituto Phi, o projeto visa sensibilizar os moradores sobre a importância da preservação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis.
Uma das características essenciais do CDD Sustentável é sua abordagem inclusiva e dinâmica, que atende pessoas de todas as idades. O projeto oferece atividades educativas e práticas focadas em temas ambientais, como mostrado na primeira ação realizada em 13 de junho – mês que celebra o Meio Ambiente –, voltada para crianças e adolescentes. Nesse evento, foram discutidas ações simples do dia a dia que trazem benefícios para a preservação ambiental, além de técnicas de reciclagem e reaproveitamento de garrafas PET. O objetivo foi engajar os jovens, mostrando como suas atitudes podem ter um impacto positivo no cuidado do meio ambiente.
A próxima ação, será realizada no sábado (29/06), das 10h às 13h, no Bosque do AP da Cidade de Deus, e vai abordar a compostagem de resíduos orgânicos. A atividade destacará a importância da separação adequada do lixo seco e orgânico, proporcionando aos participantes uma oportunidade prática de aprender como montar uma composteira utilizando garrafas PET, ensinando o funcionamento da compostagem e os benefícios desta técnica para o meio ambiente.
Será realizada uma palestra sobre compostagem de resíduos orgânicos, além de atividades práticas, como construção de composteira de garrafa pet e plantio de mudas.
O CDD Sustentável serve como um exemplo inspirador de como a colaboração entre comunidade, instituições e empresas pode criar um impacto positivo e duradouro. Ao fortalecer a consciência ecológica dos moradores e promover práticas sustentáveis, esperamos que o projeto contribua significativamente para o bem-estar ambiental da região da Cidade de Deus e além.
“Todos precisam entender a importância de praticar a sustentabilidade nos locais onde moram, não somente os adultos, mas principalmente, as crianças, que são o nosso futuro, e terão um papel fundamental de ajudar a preservar o meio ambiente. Essa mudança precisa começar com eles”, diz Luiza Serpa, diretora e fundadora do Instituto Phi.
O Projeto CDD SUSTENTÁVEL propõe ações de educação ambiental junto a comunidade em geral, para aproximar a participação ativa da população local visando a mudança e engajamento na responsabilidade ambiental de todos nas questões de degradação ambiental que afligem o dia a dia de todos da comunidade. Também serão realizadas oito palestras/debates, nos temas diversos sobre educação ambiental, limpeza urbana, coleta de lixo e reciclagem, durante quatro meses, conduzidos por educadores ambientais.
Cada mês contará com a participação de 1 (um) palestrante com conhecimento dentro da área socioambiental, proporcionando um momento de educação, reflexão e troca de saberes com os moradores da comunidade. As atividades terão duração de aproximadamente 2h cada.