Iniciativa leva animais abandonados para alegrar o dia de idosos em abrigo no Recreio

Animais que foram abandonados e, posteriormente, resgatados em situação de risco, interagem com idosos que vivem em abrigo na Zona Oeste

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cães, cavalos e cabra ajudam a espalhar amor e a promover o bem-estar. Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Uma ação realizada pela Subsecretaria municipal de Bem-Estar Animal, órgão da Prefeitura do Rio, levou alegria a idosos de um abrigo no Recreio do Bandeirantes, na Zona Oeste, com animais resgatados de situações de risco.

Na ação chamada “Dia do Amor”, feita nesta quinta-feira (22/10), 25 idosos que vivem na Unidade de Reinserção Social Maria Vieira Bazani, receberam e deram carinho, em contato com a cabra Jurema e os cavalos Toni e Gabriel e os cães Elvira, Churros, Xuxa e Lua, da Fazenda Modelo. A inciativa foi desenvolvida em parceria com a Secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a ONG “Eu Sou Testemunha de Golias“.

A terapia com bichos costuma dar bons resultados. E os da Fazenda Modelo, mantida pela Prefeitura para salvar animais abandonados ou em risco, tornaram mais feliz o dia dos habitantes do abrigo.

A secretária de Ação Social e Direitos Humanos, Tia Ju, celebrou a inciativa e destacou a necessidade de adoção responsável.

Advertisement

Os animais fizeram com que os nossos idosos sorrissem muito mais, além de trazer à memória deles belas lembranças de vivências com bichinhos de estimação que já tiveram. Foi um lindo retrato da interação entre homem e animal. Quero deixar um recado para todos vocês: adotem de forma responsável um bichinho de estimação.

Os cães da Fazenda Modelo estão disponíveis para adoção.

Elvira, Churros, Xuxa e Lua são cães maravilhosos, carinhosos. Eles estão no Centro de Proteção Animal Fazenda Modelo há muito tempo, uns há mais de quatro anos. Todos estão disponíveis para adoção, eles merecem um lar com muito amor“, disse a médica veterinária Márcia Sá, chefe de gabinete da Subsecretaria de Bem-Estar Animal.

Na Unidade de Reinserção Social Maria Vieira Bazani já é feita terapia assistida com animais há cerca de dois anos. A ONG Eu Sou Testemunha de Golias realiza esse trabalho em clínicas de reabilitação de crianças e idosos, e decidiu estendê-lo a abrigos públicos.

Para nós, o trabalho com a equoterapia (com uso de cavalos) é muito gratificante. Nós resgatamos animais de situações de maus tratos e selecionamos alguns para serem adestrados e preparados para levar bem-estar a pessoas com necessidades especiais, como os idosos desse abrigo. Para nós, isso não tem preço, é muito amor envolvido“, disse Greicy Taranto, presidente da Organização Não-Governamental.

Como adotar animais da Fazenda Modelo

Para adoção, o interessado precisa apenas enviar um oi para o WhatsApp (21) 99399-3968. Uma equipe da subsecretaria fará uma entrevista com a pessoa e, se ela for aprovada, receberá em casa o animal adotado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Iniciativa leva animais abandonados para alegrar o dia de idosos em abrigo no Recreio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui