Inovador, diferente, inteligente: o I Fórum Internacional de Ciências Policiais

Nos dias 22 e 23 de março, no Hotel Windsor Guanabara, Centro do Rio, foi realizado o I Fórum Internacional de Ciências Policiais, evento único no país de integração entre policiais, empresas, autoridades, pesquisadores e estudantes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação: Polícia Civil

Por Luiz Carlos Ramiro Jr.*

O 1º Fórum Internacional de Ciências Policiais (FICP), realizado a partir da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTI), com organização e apoio científico do Instituto Arrecife e fomento da FAPERJ, alcançou seu principal objetivo: promover ciência e inovação com os policiais como principais protagonistas.

O amplo e diversificado público que participou do FICP na última sexta-feira (22) e sábado (23) pôde reconhecer a singularidade do evento. Foi mais do que um outro seminário de segurança pública. O Fórum criou uma base, uma comunidade, uma união de interesses voltados à produção acadêmica, baseada em evidências e na atividade prática dos agentes, considerando seus desafios e aperfeiçoamento.

O FICP permitiu que policiais e profissionais de segurança de todo o país se relacionassem e compartilhassem experiências, visando suas ações e instituições. Apesar das fortes chuvas e dos alertas emitidos pela Prefeitura e pelo Estado do Rio de Janeiro, com a decretação de ponto facultativo e clima de apreensão para que as pessoas não saíssem às ruas, o Fórum foi mantido após uma avaliação de segurança do local e das condições. Os quase 300 espectadores presenciais, dos cerca de 600 inscritos, foram testemunhas da força que o evento trouxe para a segurança pública.

Advertisement

Um alerta à ciência e novação

A cerimônia de abertura teve como objetivo sensibilizar a classe política e gestora do Estado do Rio de Janeiro sobre a importância da integração entre conhecimento e polícia. Além do organizador-responsável, Luiz C. Ramiro Jr., estavam presentes nesta mesa o delegado e deputado federal Alexandre Ramagem, o presidente do Instituto Arrecife, Eduardo de Alencar, o delegado de polícia civil e Secretário de Estado do Gabinete de Segurança Institucional do Estado do Rio de Janeiro, GSI/RJ, Edu Magalhães de Souza, o policial civil e deputado estadual e Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALERJ, Márcio Gualberto, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, SECTI-RJ, dr. Mauro Azevedo Neto, e o delegado federal aposentado, Victor César Carvalho dos Santos, Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Entre a qualificada plateia, a presença ilustre da deputada federal Silvia Waiãpi, PL-AM, que palestrou no dia seguinte, e vários apoiadores e patrocinadores. Antes do encerramento, o senhor Filipe Coelho, presidente do SINDICARGA, fez um verdadeiro desabafo sobre os desafios da iniciativa privada diante do roubo de cargas no estado, e expressou a importância de ocasiões como a do Fórum Internacional de Ciências Policiais, em que o tema da segurança pública é tratado de forma diferenciada.

Em seguida, a Conferência de Abertura do professor J. Pete Blair, da Universidade Estadual do Texas, sobre “Formação e Pesquisa em Ciências Policiais”. O intuito foi apresentar um exemplo vivo de integração entre aperfeiçoamento contínuo do treinamento policial e a produção científica, pois é exatamente esta a proposta do centro dirigido pelo professor Pete Blair, o ALERRT – Advanced Law Enforcement Rapid Response Training (Avançado em Resposta Rápida de Aplicação da Lei).

A missão do ALERRT é fornecer o melhor treinamento baseado em pesquisa para resposta a atiradores ativos dos Estados Unidos, tendo como visão o treinamento e pesquisa para salvar vidas e proteger os cidadãos. Criado em 2002, a instituição começou com uma parceria entre a Universidade Estadual do Texas, o Departamento de Polícia de San Marcos, Texas, e o Escritório do Xerife do Condado de Hays, Texas, para abordar a necessidade de treinamento de resposta a atiradores ativos para os primeiros socorristas. Em 2013, o ALERRT foi nomeado como Padrão Nacional em Treinamento de Resposta a Atiradores Ativos pelo FBI, e conta com uma ampla rede de instituições, tornando-se uma verdadeira referência para o que o Instituto Arrecife pretende desenvolver no Brasil.

Diferentes temas e abordagens em um só lugar

Os participantes e ouvintes do Fórum Internacional de Ciências Policiais puderam observar os principais itinerários de pesquisa e formação desta primeira edição: saúde mental e atendimento pré-hospitalar em combate, evolução dos roubos no Brasil, formação e treinamento policial. Além disso, análises de conjuntura sobre a criminalidade urbana no Brasil, o armamento e o crime organizado, as intersecções entre família, escola e delinquência, crimes cibernéticos, relação entre Bombeiros e segurança pública, as operações de garantia da lei e da ordem, e, diversas pesquisas sendo apresentadas.

Dentre os destaques, a conferência de encerramento sobre medicina de catástrofe, pelo professor da UFRJ, Renato Rozental. Pesquisador da FIOCRUZ e do Albert Einstein Hospital de Nova Iorque, Dr. Rozental detalhou o que sua equipe desenvolveu para o atendimento a desastres, através de inovação tecnológica, resultando na produção de uma caixa craniana para pessoas que sofreram lesão no cérebro, como policiais e militares.

Toda a programação teve esse propósito, de envolver a pesquisa à proteção, formação e pensamento da vida policial. Trata-se de projetar um novo patamar de ações e treinamento no Brasil. Por isso é fundamental brindar todos aqueles que acreditaram e se envolveram com o Fórum Internacional de Ciências Policiais.

O FICP como uma ação em comum

O Fórum Internacional de Ciências Policiais não teria acontecido sem o aval e a realização da SECTI-RJ, e do fomento da FAPERJ, e, especialmente, do Instituto Arrecife, que prestou o apoio científico ao evento e atuou em todo o processo de organização. O patrocínio master do Grupo TRIGO – a maior rede de franquia de comida de verdade do Brasil, permitiu um fortalecimento sem igual, assim como o apoio master do GSI/RJ, cuja atenção e confiança foram essenciais para conferir uma credibilidade pública ainda maior. O GSI trouxe consigo a confiança de uma das principais formuladoras de materiais para pesquisa em segurança pública no estado, o ISP, que recebeu um espaço privilegiado na programação.

O apoio do Comitê Brasileiro de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) em Combate permitiu a oferta de uma oficina de APH em Combate. A promessa de uma plataforma do FICP está sendo desenhada a partir da parceria entre o Arrecife e a TutorCast, cuja relação foi criada a partir da Escola Nacional de Concursos, tendo o CEO Fábio Gonçalves demonstrado entusiasmo ao longo de todo o evento e participando de uma das mesas redondas.

Também fizeram parte como apoiadores do FICP: AXON, BRINKS, PROSEGUR, DOBSLIT, N ENGENHARIA, BARRA WORLD & PARK e CN FILMES. Junto desses é digno de destaque o patrocinador pioneiro que depositou confiança no trabalho do FICP, a Associação Beneficente Heróis do Rio de Janeiro (ABHRJ), capitaneada pelo coronel Fábio Cajueiro.

A Paraíso Alimentos, importante no setor de carnes da região de Itaperuna (RJ), e a ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro, também abraçaram o evento, demonstrando interesse e preocupação com o essencial aos seus negócios: a segurança na circulação de bens e pessoas, a ordem pública, a atividade policial e a segurança jurídica. Nesse sentido, o SINDICARGA, também apoiador do evento, se posicionou na já mencionada fala de abertura.

Além de três salas simultâneas, com cerca de 80 palestrantes, uma oficina, mesas redondas, debates e oportunidades de encontro entre pessoas de diversas partes, o FICP contou com uma área expositiva.

O principal estande era o do GSI/RJ, com seus drones e vídeo institucional de suas missões; logo ao lado o Instituto ARRECIFE apresentou um vídeo institucional sobre o projeto cultural Aretê, em funcionamento na periferia de Niterói; os Heróis do Rio de Janeiro e a Associação de Ex-Combatentes do BOPE-PMERJ, a AVABOPE, trouxeram uma série de produtos para comercialização e difusão de suas respectivas marcas; a C3M, capitaneada pelo dr. Renato Rozental, demonstrou a proposta da capa craniana, discutida na conferência; e a N.Engenharia, com demonstrações de suas armas similares.

A programação do FICP 2024 pode ser encontrada aqui, assim como no site do evento. Este é apenas o início de uma jornada que continuará a abrir portas e a expandir horizontes das Ciências Policiais.

*Luiz Carlos Ramiro Jr., cientista político, organizador-responsável pelo I Fórum Internacional de Ciências Policiais, Assessor Especial da Secretaria de C&T&I do Estado do Rio de Janeiro, membro do Instituto Arrecife e ex-Presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Inovador, diferente, inteligente: o I Fórum Internacional de Ciências Policiais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui