Imagem meramente ilustrativa - Foto: Divulgação/Serratec

Termina neste domingo (27/06), mais precisamente às 22h, o prazo para interessados se inscreverem no Programa de Residência em TIC/Software do Serratec (Parque Tecnológico Região Serrana) 2021.2.

Trata-se de um projeto de imersão tecnológica, em parceria com a Firjan/Senai, que une conhecimento teórico e prático e tem como objetivo preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de profissionais qualificados na área de tecnologia, atraindo novas empresas para a Região Serrana do Rio de Janeiro.

O resultado das inscrições será divulgado na próxima terça-feira (29/06). A partir desta data, acontecem as etapas seguintes do processo seletivo. As aulas começam em agosto.

Com 134 vagas, a preferência será para pessoas que moram em Petrópolis e Teresópolis ou nas pequenas cidades vizinhas a essas. Vale ressaltar que não é necessário possuir conhecimento prévio em tecnologia, mas é preciso ter ensino médio completo. Mulheres, pessoas com deficiência, negros e quem estudou em escola pública têm prioridade.

O Programa de Residência em TIC/Software do Serratec oferece aos candidatos inscritos e selecionados, gratuitamente, acesso à:

  • Capacitação – Com o aumento da demanda de desenvolvimento de sistemas, o Serratec e seus parceiros desenharam o Programa de Residência em TIC/Software focado em desenvolvimento full stack (Web e Mobile). A iniciativa visa suprir a demanda de profissionais capacitados para os empreendimentos que j&aacut e; atuam na região, atraindo novas empresas.
  • Teoria e Prática – A Residência em TIC/ Software é uma imersão que mistura o conhecimento teórico com a prática, para preparar profissionais de tecnologia, neste cas o específico, no desenvolvimento de softwares. O residente participa de experiências reais de projetos das empresas, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.
  • Soft Skills – Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.·
  • Inovação e Propriedade Intelectual – O Programa irá contribuir para a criação e desenvolvimento de produtos, oferecendo oportunidades para a geração de inteligência de software e para o fomento de capital humano capaz de surfar na onda da revolução 4.0.

Passando em todas as etapas do processo seletivo, o candidato dá início ao projeto, que tem duração aproximada de 4 meses e meio. O programa contém tópicos e conteúdos que serão desenvolvidos de forma preferencialmente remota, em função do cenário da pandemia, podendo, entretanto, ter encontros presenciais (em obediência às normas e determinações sanitárias).

Com aulas de segunda a sábado, pela manhã e à tarde, o candidato selecionado participará de encontros de aprendizagem com professores atuantes no mercado de tecnologia, além de dinâmicas práticas em equipes, divididas de acordo com sua turma e com os projetos que serão desenvolvidos com as empresas parceiras.

Todos os comunicados, datas e horários, resultados, candidatos selecionados dentre outras informações do Processo Seletivo e do Cronograma do Programa de Residência em TIC/Software serão realizados exclusivamente pelo site oficial do Serratec.

A seleção acontecerá de maneira virtual e terá as seguintes etapas, todas com caráter eliminatório: Inscrições; Trilha de Qualificação; Desafio do Conhecimento; Avaliação Cognitiva; Entrevista; Pré-matrícula; e Matrícula.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui