Instabilidade de Facebook é certeza de necessidade da casa digital própria

A publicitária Aline Vieira comenta sobre a instabilidade de Facebook e Instagram, e lembra, seu conteúdo lá não pertence a você

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Thought Catalog no Pexels

Imagine você não ter poder dentro da sua própria casa? Inconcebível, não é? Agora imagina você achar que tem poder sobre uma casa que não é sua. Nenhum pouco racional, certo? Pois é.

É a mesma coisa quando pensamos em site oficial próprio, Instagram e Facebook. As últimas citadas são redes sociais que não pertencem a você, mas oferecem a você a possibilidade de criação de um espaço seu com conteúdo seus. Já o seu site oficial é a sua casa própria que você manda e desmanda, atualiza, tira do ar a hora que desejar, e trabalha de acordo com sua estratégia de marketing e comunicação e pode ser encontrada pelo gigante das buscas: o Google.

O planejamento de marketing digital faz parte de uma das estratégias que precisam ser construídas no detalhe numa campanha eleitoral e ser negligenciada não é mais uma opção para nenhum novo candidato, ou seja, aquele que nunca encarou uma eleição, ou mesmo para os mais experientes que possuem mandato ou não.

Com a pandemia, o comportamento dos eleitores mudou significativamente quanto ao acesso à internet, aumentando o interesse por informação em vários formatos nas redes sociais. Para se ter uma ideia, de acordo com números recentes de 2021, uma pesquisa indica que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 42 minutos por dia conectados às redes sociais. O TikTok com seu formato de vídeos rápidos fez, inclusive, que o Instagram adotasse e valorizasse mais este formato também – os vídeos nuggets.

Advertisement

É claro que cada realidade, cada candidato precisa listar seus públicos-alvo, entender onde ele está, e ir até onde ele está. Fato é que estar nas redes sociais, mas, principalmente nas mídias digitais, é ponto chave numa estratégia e não dar para fugir disso.

Veja só como está o ranking das 5 redes sociais mais acessadas pelos brasileiros:

  1. Facebook com mais de 130 milhões de contas brasileiras ativas. Sendo que o Facebook, ups, a Meta é dona do Facebook, WhatsApp, Instagram e Messenger.
  2. Youtube com mais de 128 milhões de canais brasileiros. Considere o segundo maior buscador do mundo para armazenar seus vídeos, afinal os vídeos se perpetuam. Vídeos postados anos atrás continuam sendo encontrados nas pesquisas. Ou seja, é um conteúdo atemporal.
  3.  WhatsApp é o queridinho dos brasileiros quando se trata de mensagens instantâneas. Mas, também vire e mexe deixam os brasileiros na mão e fica fora do ar. Mas, atente-se muito para ele na sua estratégia. Muitas operadoras oferecem acesso gratuito a esta rede social permitindo assim que a internet de muitos brasileiros seja o zapzap. São mais de 120 milhões de brasileiros no Whats.

E onde está o Instagram na fila do pão?

Pasme! Em 4o lugar com mais de 110 milhões de contas ativas. E esse número só cresce. Trazendo muitas novidades agora em outubro, fique atento que o serviço de inserção de link nos stories está disponível para todos e que os vídeos curtos estão cada vez mais em alta.

Tudo isso você encontra no relatório de julho de 2021 numa parceria entre o We Are Social e Hootsuite.

Mas, o recomendação que fica depois de toda a análise e dados apresentados e acontecimentos nos últimos meses envolvendo internet e redes sociais é: você candidato, tenha seu site com blog e explore muito as redes sociais fazendo uma verdadeira estratégia transmídia para alcançar novos públicos, ou seja, eleitores, e fortalecer sua marca e reputação e relacionamento com os eleitores existentes. E além de tudo isso você fomenta conteúdo relevante para seus apoiadores compartilharem de forma fácil e intuitiva.

Boa sorte e rumo sempre a uma estratégia de marketing político digital eficiente.

Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instabilidade de Facebook é certeza de necessidade da casa digital própria
Especialista em marketing digital, marketing político e marketing esportivo, carioca da gema e mãe da Julia. É profissional com experiência em eventos esportivos nacionais e internacionais e marketing político. E criadora da plataforma de comunicação, marketing e estratégia política - @GanheiNoVoto.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui