Instituto de Segurança Pública contabilizou 177 casos de abuso sexual em hospitais do Rio

O levantamento é de 2015 a 2021. 86% dos casos de abusos são sofridos por mulheres, sendo crianças com menos de 13 anos e idosas com mais de 60 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
CC0 Public Domain - Foto: Public domain pictures.net

O Instituto de Segurança Pública (ISP) revela que, entre 2015 e 2021, foram computados no estado do Rio 177 casos de estupro em hospital, clínicas ou similares. Em média, ao longo desses sete anos, uma pessoa foi abusada em uma unidade de saúde do Rio a cada duas semanas. Os dados foram obtidos pelo jornal O Globo, através da Lei de Acesso à Informação.

A capital fluminense aparece em primeiro lugar na estatística, com 80 ocorrências do gênero no período, cerca de 45,2%. Em seguida vem Niterói, com 18 casos, e Duque de Caxias, 12.

Com seis estupros em hospitais, sem considerar o episódio mais recente, o município onde Giovanni Quintella Bezerra foi preso por abusar sexual de uma paciência durante um parto, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, ocupa a quinta posição na lista, empatado com São Gonçalo, que tem o dobro de população.

Mais da metade das ocorrências compiladas pelo ISP de 2015 a 2021 dizem respeito a estupros de vulnerável, crime pelo qual o anestesista foi autuado em flagrante. A definição vale tanto para vítimas menores de 14 anos, independentemente de eventual anuência, quanto para alvos considerados incapazes de se defender, por problemas de saúde ou sob influência de substâncias como álcool, drogas ou sedativos, por exemplo.

Advertisement

O levantamento ainda aponta que 86% dos abusados em ambientes hospitalares são mulheres, com 147 ocorrências. Em 24, as vítimas eram homens, enquanto em outras seis o campo “gênero” consta como “sem informação”.

Nos dados do Instituto é possível afirmar que 37 ocorrências foram contra crianças de no máximo 13 anos, e outras dez contra adolescentes de 14 a 17. Houve também cinco casos em que as vítimas eram idosas de 60 anos ou mais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instituto de Segurança Pública contabilizou 177 casos de abuso sexual em hospitais do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui