Instituto Fogo Cruzado registra aumento do número de idosos feridos por armas de fogo

Somente entre os dias 1º de janeiro e 1º de outubro de 2021, foram registrados 21 casos de idosos baleados, com 6 falecimentos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Instituto Fogo Cruzado / Divulgação

A violência urbana no Rio de Janeiro não tem poupado nem mesmo os idosos. Um levantamento realizado pelo o Instituto Fogo Cruzado revelou que, desde julho de 2016, 207 pessoas, com idade acima de 60 anos, foram baleadas na Região Metropolitana do Rio. Uma média de três idosos atingidos por mês, nos quase 5 anos de atividades do Instituto.

Somente entre os dias 1º de janeiro e 1º de outubro de 2021, foram registrados 21 casos de idosos baleados, sendo que 6 deles faleceram em decorrência dos ferimentos apresentados. O número de vítimas é 25% menor que o notificado no mesmo período de 2020, quando 28 pessoas foram feridas por tiros. O número de mortos no entanto, foi quase o dobro: 15.

A área Leste da Região Metropolitana, que abrange Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Cachoeira de Macacu e Tanguá, foi a mais perigosa para as pessoas da terceira idade, pois concentrou 81% dos baleados na Região Metropolitana do Estado. O ano de 2021 registrou 17 vítimas. As outras quatro vítimas foram atingidas na Baixada Fluminense (2), Zona Norte (1) e Zona Oeste (1).

Em 2021, o Leste Metropolitano também teve 8 de cada 10 idosos baleados no Grande Rio. São Gonçalo acumulou 62% dos baleados do ano (13), sendo mais uma vez o município mais violento para a terceira idade. Em seguida, vieram Maricá (2), Niterói (2), Rio de Janeiro (2), Japeri (1) e Nilópolis (1).

Advertisement

O isolamento social imposto pela pandemia não foi tão generoso com a população da terceira idade, pois mesmo no próprio lar, essa população foi vítima das mais variadas formas de violência, inclusive balas perdidas, conforme verificado pelo Fogo Cruzado: dos 21 baleados este ano, seis foram atingidos dentro de casa.

Instituto Fogo Cruzado

O Instituto Fogo Cruzado é uma plataforma digital colaborativa cuja finalidade é registrar dados de violência armada nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de Recife, em Pernambuco.

Por meio de um aplicativo de celular, o Fogo Cruzado coleta e publica informações sobre tiroteios, com checagem em tempo real. O laboratório de dados da Instituição produz mais de 20 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio e do Recife.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instituto Fogo Cruzado registra aumento do número de idosos feridos por armas de fogo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui