Pilar social do Grupo Pão de Açúcar, o Instituto GPA abriu as inscrições para a primeira edição de 2025 do programa Mãos na Massa – cursos de capacitação na área da alimentação.
A atual edição, além de oferecer cursos de panificação/confeitaria e rotisserie, também oferece capacitação em peixaria/sushi. Os cursos têm vagas abertas na capital fluminense, em São Paulo e Brasília. No Rio de Janeiro são 12 vagas para o curso em Padaria e Peixaria/Sushi. As inscrições podem ser feitas pela internet.
Pela primeira vez, o Mãos na Massa oferece capacitação no formato híbrido, com parte do conteúdo sendo apresentado de forma on-line. A iniciativa visa ampliar as oportunidades de ingresso dos trabalhadores no mercado de trabalho.
A formação é realizada em parceria com a Alicerce Educação, empresa de impacto social e desenvolvedora de uma base educacional por meio de uma metodologia exclusiva. Ao todo, a edtech já impactou mais de 100 mil pessoas em todo o Brasil.
A Alicerce Educação tem como diferencial o fortalecimento do aprendizado através do reforço em português, matemática e desenvolvimento em habilidades socioemocionais.

O programa Mãos na Massa tem 88 horas de atividades, com as aulas sendo ministradas entre abril e setembro deste ano. A capacitação em peixaria/sushi será em modalidade híbrida.
O projeto prevê que os alunos tenham vivências práticas em todos os cursos em lojas do Pão de Açúcar e do Extra Mercado da capital fluminense, para aproximar e integrar os participantes ao cotidiano do varejo alimentar.
A gerente do Instituto GPA, Renata Amaral, destaca que o Mãos na Massa é um “instrumento de transformação social para quem deseja atuar de forma autônoma ou ingressar no mercado de trabalho”.
“O Mãos na Massa é um programa de grande orgulho para o Instituto e para o GPA, porque traz, na prática, a conexão entre os alimentos e as pessoas, dois elementos que movem o propósito do Instituto, alinhado ao da companhia. O programa é um instrumento de transformação social para quem deseja atuar de forma autônoma ou ingressar no mercado de trabalho, apoiando numa trajetória profissional. Todos os participantes são convidados a participar de nossos processos seletivos se desejarem trabalhar conosco”, afirma Renata Amaral.
Fundador do Alicerce Educação, Paulo Batista, ressalta que a capacitação oferecida pelo Mãos na Massa, aliada ao reforço de disciplinas como português e matemática, são essenciais para inserir trabalhadores no mercado de trabalho como autônomos.
“Acreditamos que a educação transforma vidas, e iniciativas como o Mãos na Massa mostram como a formação prática e o reforço em habilidades essenciais, como português e matemática, podem abrir portas reais para o mercado de trabalho. Estamos muito felizes em colaborar com o Instituto GPA para construir novas trajetórias de sucesso para tantas pessoas”, completa Paulo Batista.
Iniciado em 2018, o projeto Mãos na Massa conta com 30 turmas concluídas e 570 pessoas impactadas nas cidades de São Paulo, Campinas (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Recife (PE), em parceria com várias instituições sociais.