Instituto Proa oferece 6 mil vagas para capacitação de jovens de baixa renda no Rio

O objetivo da ação é conectar esses jovens ao mercado de trabalho em 2023; inscrições para os cursos vão até 12 de dezembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto:Marcelo Gigante /Instituto PROA

O Instituto PROA oferece 6 mil vagas em cursos de capacitação gratuita para estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro. Com o objetivo de conectar esses jovens de baixa renda ao mercado de trabalho em 2023, a iniciativa está com inscrições abertas até o dia 12 de dezembro no site.

Os candidatos interessados precisam ter entre 17 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e morar no estado do Rio de Janeiro. Na Plataforma PROA, os jovens que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e que buscam o primeiro emprego têm acesso gratuito a 100 horas de aulas com orientação e apoio de tutores em encontros semanais ao vivo, às quartas ou quintas-feiras, no melhor horário para o aluno.

A Plataforma PROA oferece módulos de Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto Profissional (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas), Comunicação (20 horas). Ao final, os alunos estarão aptos para participar de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Todos recebem certificado de conclusão emitido pelo PROA e têm acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.

E para os alunos que preferem estudar presencialmente, há um espaço do Instituto PROA e P&G exclusivo, onde podem utilizar computadores para realizar as atividades da Plataforma e tirar dúvidas diretamente com monitores. A sala fica na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio e conta com 20 computadores, com acesso à internet. A sala funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Advertisement

Além da trilha básica do curso, o PROA oferece cinco trilhas técnicas patrocinadas por diferentes empresas, onde os alunos podem aprender Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture) e Promoção de Marcas (BRF).

“O projeto impactou positivamente a minha vida em diversas áreas, principalmente no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Graças ao programa consegui a minha primeira vaga de emprego, na empresa Heineken, onde encontrei mais dois jovens que cursaram o PROA. Tudo que aprendi durante o curso poderei usar na prática, desde tópicos simples, como o dresscode, a mais complexos, como a o Excel”, disse Patrícia, ex-PROANE.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa ajudando a inserir os jovens formados no mercado de trabalho. “Para nós é muito importante ter essa iniciativa em nosso estado. Gerar emprego e renda é a prioridade do governo.  Queremos capacitar cada vez mais jovens e trazer competitividade ao mercado de trabalho fluminense”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Cássio Coelho.

A iniciativa conta com a parceria da Procter&Gamble (P&G), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN.RJ).

“Nosso objetivo com a parceria com o PROA é fomentar o mercado de trabalho para os jovens, promovendo a inclusão produtiva. Centenas de jovens serão conduzidos às vagas em empresas parceiras do PROA em municípios do Estado e na própria P&G”, avaliou André Felicíssimo, presidente da P&G no Brasil.

Serviço:

Inscrições e informações: http://www.proa.org.br

Inscrições: até 12 de dezembro

 Início das aulas: 16 de janeiro de 2023

Para participar é preciso ter entre 17 e 22 anos, morar no Estado do Rio de Janeiro, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instituto Proa oferece 6 mil vagas para capacitação de jovens de baixa renda no Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Instituto Proa oferece 6 mil vagas para capacitação de jovens de baixa renda no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui