Instituto Rio21 lança pesquisa sobre ‘carioquices’

A ideia é detectar as percepções do carioca sobre a sua própria realidade e imagem em meio à cidade onde vive

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Foi lançada, nesta terça-feira, 16/03, uma pesquisa produzida pelo Instituto Rio21, parceiro do DIÁRIO DO RIO, para que sejam detectadas as percepções do carioca sobre a sua própria realidade e imagem em meio à cidade onde vive.

“No mês de fevereiro demos início a uma série de Workshops que serão produzidos pelo Instituto Rio21 sobre a produção de pesquisas e análise de dados. Desse esforço, nasceu o desenho da pesquisa. Posteriormente, com apoio do Diário do Rio, impulsionamos a pesquisa de modo a atingir um maior número de participantes, objetivando identificar as percepções mais gerais da população carioca. Como resultado, apresentamos o relatório derivado de 714 entrevistas. De modo que a amostra escolhida foi do tipo não-probabilística, buscamos diminuir os viéses da amostra ponderando características da população carioca, como a Zona da cidade em que habita e a raça/cor do entrevistado”, diz Philippe Guedon, diretor de pesquisa do Instituto Rio21.

Alguns dados chamam a atenção. Por exemplo, de acordo com a pesquisa, o funk é o gosto menos apreciado pelos cariocas, seguido por beber mate na praia. Por outro lado, comer bolinho de bacalhau e fazer atividades físicas ao ar livre apresentaram indicadores elevados na mediana da distribuição.

“Claro que essas distribuições são diferentes a depender da região de moradia e da idade. Apenas para ficar em exemplos básicos, o funk é querido pelos mais jovens, enquanto o samba é mais citado como gosto nos moradores da Zona Norte.  É majoritária, por sua vez, a confirmação de frases de efeitos que os cariocas costumam repetir, como que ‘os cariocas são mais simpáticos’, ‘os cariocas usam chinelo em qualquer situação’ e ‘o melhor sotaque do Brasil é o carioca’. De forma ilustrativa, a pesquisa mostra que o carioca não ignora as suas dificuldades. Apesar disso, também não nega as alegrias e as marcas do ‘ser carioca’. Essa identidade e irreverência fazem parte do patrimônio da capital fluminense”, pontua Philippe.

Advertisement

A pesquisa é bem detalhada e traz muitos outros temas presentes na vida do carioca, como a questão do emprego durante a pandemia, a praia, se mudaria do Rio de Janeiro, e mais. Ao longo dos próximos dias, o DIÁRIO DO RIO vai destacar, em matérias separadas, diversos pontos analisados pelo Instituto Rio21.  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instituto Rio21 lança pesquisa sobre 'carioquices'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui