Instituto Rio21 mostra que cerca de 49% dos cariocas espera que a gestão municipal seja Ótima ou Boa nos próximos 6 meses

De acordo com o levantamento, 33% dos cariocas estão satisfeitos com a Prefeitura atualmente e 28,2% dos cariocas estão felizes por serem moradores da cidade; confira a pesquisa

Pedestres atravessam a rua no Centro do Rio • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

O Instituto Rio21 realizou a 4ª edição da Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal em parceria com o Diário do Rio. De acordo com o último levantamento de julho de 2022, 28,2% dos cariocas declararam estarem contentes ou muito felizes por serem moradores da cidade. Esse percentual é praticamente o mesmo da edição anterior da pesquisa, realizada em março deste ano e, aproximadamente, 11% a menos do os números registrados em agosto e novembro de 2021:


Mais especificamente em relação à atual gestão da Prefeitura, 33% dos cariocas afirmaram que estão otimistas ou muito otimistas, em julho de 2022. No entanto, o nível de otimismo já esteve bem mais alto – em agosto de 2021, por exemplo, 58,1% dos cariocas estavam otimistas em relação à gestão.

Vale ressaltar que os altos índices registrados no mês de agosto de 2021 representam a percepção da população nos primeiros meses da gestão. Um ano e meio depois, em julho de 2022, os cariocas já conseguem fazer uma comparação de longo prazo ao avaliar a atuação da Prefeitura.

Um fato interessante é que, apesar de os níveis mais recentes de otimismo em relação à gestão não serem tão altos, as expectativas dos cariocas se mantiveram elevadas de forma geral. No último monitoramento, realizado em julho de 2022, 48,7% afirmaram que esperam que a gestão da Prefeitura seja Ótima ou Boa nos próximos 6 meses:

Em matérias anteriores, vimos que os níveis de avaliação positiva da gestão da Prefeitura aumentaram em todas as suas principais frentes de atuação. Esse é certamente um fato que impacta diretamente no cotidiano dos cariocas e influencia no sentimento e nas expectativas dos moradores da cidade em relação à atuação do governo municipal para os próximos meses.

Entre os dias 27 de junho e 4 de julho de 2022, o Instituto Rio21 ouviu 1340 moradores da capital de forma online.

A próxima edição está prevista para ser realizada no mês de outubro, dando continuidade a um ciclo de pesquisas periódicas que deverá perdurar até o final desta gestão.


Outras publicações a respeito da pesquisa podem ser acessadas nos links abaixo:

Assinatura: Ana Flávia Assumpção (Diretora de Pesquisa) e Felipe Lamarca (Assistente de Pesquisa)

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui