Foto: Maurício Bazilio

Dois lotes de ingrediente farmacológico ativo (IFA) para a vacina produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) devem ser enviados ao Brasil na próxima sexta-feira dia (21/05). É o que afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde Rodrigo Cruz, nesta segunda (17/05) em audiência no Senado.

Na semana passada, a Fiocruz havia informado que estava com estoque baixo de IFA. Mas de acordo com a informação do secretário, a quantidade que chegará no dia 21/05 é suficiente para produção de cerca de 18 milhões de doses imunizantes da AstraZeneca.

Até então, a previsão de chegada do IFA para o fim de maio era de duas datas para embarque do insumo. Uma primeira parte chegaria no dia 21/05 e o restante no dia 29/05.

O IFA é matéria-prima para produção das vacinas, que o Brasil importa em da China. Há indícios de que as declarações do presidente Jair Bolsonaro contra a China prejudicou as relações diplomáticas entre os dois países e provocou a demora no envio da matéria-prima de vacinas.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui